Arco!

Aos poucos estou me recompondo… Conscientizando-me de que as férias se foram e a vida continua. O trabalho está ai, a rotina está de volta, os treinos, tudo na sua maior normalidade…

Para piorar o retorno, botei os pés em Vitória e pronto! Peguei aquele resfriado. Fazia mais de anos que não ficava desse jeito, mas já estou melhorando. Nada que uma boa noite de sono não possa curar.

Bom sobre as férias, em poucas palavras, elas foram divididas assim: Primeira semana, Arco; segunda semana, rolé cultural por Roma, Firenze e Vezena; e a terceira semana, Arco novamente.

Não ando muito inspirado para escrever, talvez seja por causa da gripe. Talvez não… Para não deixar passar em branco, vou falar um pouco sobre Arco.

Vale de Arco visto do Castelo de Arco.

Arco é uma pequena, mas bota pequena, cidade que fica na região de Trentino-Alto Adige, porção norte da Itália. Para os meros mortais, cidadãos comuns, Arco não passa de mais uma cidadezinha encravada nos inúmeros vales que um dia foram grande um vale glacial durante a última glaciação. Para os aventureiros de plantão que amam a escalada e outros esportes ao ar livre, Arco é muito mais do que uma cidadezinha. É a Mecca da escalada italiana. Aliás, a falésia mais famosa da Itália fica em Arco, Massone! Já ouviu falar? São mais de 150 vias em um calcário quase que perfeito, se não fossem as agarras polidas…. A falésia é incrível!!! É também nessa falésia que fica a via mais dura da região, a famosa via Underground (11a digo 11c). Um teto descomunal de dar dor no pescoço só de olhar.

Falésia de Massone, uma via ao lado da outra, até o infinito…

Mas Arco não é só Massone aliás, Massone é só mais uma pedra, mais uma falésia no meio de tantas falésias, vias e pedras. O guia de escalada de Arco com mais de 500 páginas tem aproximadamente 50 falésias catalogadas. É como se pegasse todas as vias do Brasil e colocasse na cidade de Ivoti-RS.  Isso sem contar as vias de várias enfiadas. O guia de parede é uma outra bíblia…. Na livraria da cidade vi ainda o Guia de Boulder, Guia de Vias Ferratas e o Guia das trilhas. Eram livros e mais livros que não acabavam mais… Isso considerando só os points oficiais, porque há ainda vários points que não foram publicados no guia (points secretos, só para os mais chegados).

Guia de arco.

Aliás, o centrinho da cidade é o verdadeiro paraíso das compras. São várias lojas de escalada, uma ao lado da outra, intercaladas com bares e sorveterias. E tudo a preços bem acessíveis. Um prato cheio para fazer aquele estrago no cartão de crédito!

Agora, se você não estiver a fim de fazer boulder, escalar uma das milhares vias que ficam a menos de 5 minuto de carro, ou fazer uma via ferrata, poderá pagar 10 euros e passar o dia escalando no muro do Rock Master. Sabe? Aquele muro onde acontece o prestigiado campeonato de escalada aberto somente para os atletas convidados!

Muro do Rock Master. Foto: Paula Dariva.

A sensação que tive ao deixar a cidade foi que, mesmo sendo um lugar pequeno, conheci apenas uma ínfima parcela do verdadeiro potencial de Arco em termos de escalada. Que lugar incrível…

Assim que terminar de “revelar” e separar as fotos, prometo que publicarei um mega álbum com as fotos da trip. Já de antemão posso garantir que saíram umas fotos muito bacanas. Até porque andei trocando de brinquedo durante a trip. Dei um upgrade na câmera, passei de uma D60 para uma D90 e de quebra comprei uma 50mm/1.8!! Objetiva super barata, clara e incrível! Faz cada foto…

D90 + 50mm 1/1.8

TAGS:

Este post tem 8 comentários

  1. Isso não é resfriado ou gripe…é alergia ao trabalho…já passei por isso.
    Abraço!

  2. Fala Naoki! Maneiro o blog…uhuuuuuuuuuuuuu
    Estive por 20 dias nessa regiao, eh realmente incrivel.
    O Vale que se ve do castelo se chama “Vale di Sarca”, eh interminavel e repleto de opcoes para esportes outdoor. E o lago? imagino que vc deve ter feito altas fotos do lago.
    Tomou o sorvete em Dro? ja ouvi dizer que eh o melhor do mundo..hahahahaha.
    Parabens pelas imagens, realmente de qualidade.
    Abraco e boas escaladas…sempre!

  3. Mazaaaa Naokii entao…

    Ooh e a foto da leitura das vias??

    Heheheh

    Abraço

  4. Beleza? Sò pra corrigir, a Underground è 8c+/9a fr, isso da um 11b/c. Teto descomunal mesmo…
    Abraço,
    Andres

  5. Ainda bem que o chefe não acessa o blog….

  6. Put!!! Falaram mto desse sorvete de Dro!!!!!! Falamos tanto dele que acabamos não tomando…. Merda…. Pena, agora terei que voltar lá para isso…. Abração Bie!!!!

  7. To fazendo um post especial. Ja ja estará no ar!

  8. Cara, para mim, depois de 10c, eu perco a conta. Entra no grupo das coisas que eu não tenho condições de mandar. É tudo igual! Não é isso Chico?!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu