Conquistar e repetir!

_DSF9751

Pedra São João, Itaguaçu.

No próximo feriado de 7 de setembro deste ano, acontecerá na cidade de Itaguaçu (ES), mais uma edição do Encontro Capixaba de Escalada. Esse é um evento anual organizado pela Associação Capixaba de Escalada – ACE e ocorre de forma itinerante. Esse ano, a cidade-sede do evento será Itaguaçu, distante a apenas 150km de Vitória.

Um dos objetivos deste evento, além da confraternização entre os escaladores, é o desenvolvimento do esporte na região da cidade-sede. Para a edição deste ano, nós (ACE) conseguimos um bom apoio da prefeitura de Itaguaçu que está dando um excelente suporte para a organização do evento, inclusive na forma de material de conquista. A prefeitura da cidade disponibilizou aos conquistadores, chapeletas e chumbadores de inox para quem quiser conquistar dentro do município.

Em vista deste evento, no último domingo, eu e o Zé fomos a Itaguaçu a convite do Zudi, um dos principais coordenadores do evento, para conquistar uma linha promissora na região de Itaimbé. Lá, nos juntamos com o Prof. Brunoro e o escalador local Johny e assim fechamos uma barca de cinco!!!

A região de Itaimbé é um grande campo de monolito de granito preto espalhado em uma ampla região plana. A região já possui algumas vias conquistadas e outras em andamento.

No dia anterior a conquista, o Zudi, Brunoro e o Johny fizeram toda parte burocrática procurando o dono das terras para pedir autorização para conquistar a pedra no dia seguinte. Assim, para nós que fomos somente no domingo, ficou tudo mais fácil, bastou chegar lá e sair abrindo as porteiras para chegar até a base da via.

Graças aos 4X4´s conseguimos poupar uma boa caminhada e conseguimos chegar a uns 50m da base da via. Dali para cima, fomos nos revezando na conquista e em 2h 30 min estávamos no cume da montanha, após conquistarmos 3 enfiadas de 60m e mais uma de 20m.

_DSF9758

Zé chegando na P1.

_DSF9762

Começo da P2. O céu nublado salvou o dia!

_DSF9767

Galera na P2 aguardando a vez.

Batizamos a montanha de “Pedra São João” “Pedra São Jorge” em homenagem ao sítio que fica na base da pedra e demos à via o nome de “Zé Arruela” em homenagem ao “estagiário” que esqueceu de colocar uma arruela num dos chumbadores.

_DSF9773

Cume!!! O livro de cume está dentro desse totem.

_DSF9786

Zé Arruela!

_DSF9783

Uma foto para o patrocinador, Prefeitura Municipal de Itaguaçu.

A via em si ficou bem tranquila, deve ser um IIIo SUP com uma passada de Ivo, à confirmar. A 1a enfiada tem uns 55m e conta com 4 proteções fixas mais a parada. Já a segunda, tem uns 60m e conta com 3 proteções e a última, 55m e 2 proteções.

Para descer, duas cordas de 60m são mandatórios. Vale lembrar que toda a via foi conquistada com chumbador e chapa de inox e as paradas estão duplicadas igualmente com inox.

Ze_arruela_1

Como chegamos no cume por volta do meio-dia, resolvemos, eu e o Zé, repetir a via “Alma Cabra” que fica ali perto, enquanto que o Zudi, Brunoro e o Johny repetiriam a “Por Poko” que também fica ao lado.

_DSF9744

Pedra Itaimbé. A via “Alma Cabra” transcorre pela aresta da direita e a via “Por Porko” na aresta direita da pedra ao fundo.

Entre descida, deslocamento e pedir passagem, acabamos chegando na base da via por volta das 14h 30 para encarar uma via de 280m com o tempo se degradando e o pôr-do-sol previsto para às 17h30. Como a via parecia ser bem tranquila, resolvemos escalar à francesa para ganhar tempo. Tocamos em um tirão até a P3 e depois um segundo tiro até a P5, finalizando a via em 33 minutos.

Essa é uma excelente via para quem deseja ingressar no mudo da escalada tradicional, pois a via é relativamente bem protegida para os padrões deste estilo, além de ser uma via muito bonita e com um bom platô na P3 para curtir a paisagem. Recomendado!

Como subimos com apenas uma corda, fizemos uma caminhada para nos encontrar com o trio que vinha pela outra via para poder descer pela via usando 2 cordas. E assim finalizamos mais um domingão nublado repleto de conquistas e repetições!

Boa semana a todos!

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.