“Setando” em Ipatinga

No último final de semana, Poul e eu fomos até a cidade mineira de Ipatinga no Vale do Aço para “trabalhar” de route-setter no “1o Campeonato Mundial da TG” no espaço Terra de Gigantes.

O evento teve uma fase classificatória durante a semana onde os participantes, divididos em quatro categorias, provaram os boulders no formato “festival” utilizando o aplicativo Boulder Creator.

Já o nosso trabalho foi montar os boulders dos finalistas que aconteceu dentro do formato “quase” padrão do IFSC.

A montagem aconteceu durante o sábado. Poul e eu montamos uns 9 problemas dos mais variados possíveis, tentando aproveitar bem o espaço, as agarras e os estilos.

Para dar um “plus a mais”, dias antes, providenciei com a “Sapo Agarras” alguns volumes inéditos o que ajudou no imediatismo do evento.

Por volta das 17h, sob chuva constante, foi dado início a final que durou aproximadamente 3h de bateria.

Enquanto os participantes suavam quente para mandar os boulders de equilíbrio, força e coordenação, nós, Poul e eu, suávamos frio, pois sempre rola aquela expectativa de ninguém, ou todos mandarem os boulders. Segundo a nossa avaliação, os boulders ficaram de V1 até V6.

Mesmo com a chuva constante, a galera apareceu em peso para prestigiar o evento. Para mim isso foi uma grata surpresa. É sempre muito legal fazer um evento e ter a casa cheia!

Falando em galera local, do pouco que vi e convivi, ficou claro que os escaladores (as) são muito unidos e motivados. Segundo as regras oficiais, não é permitido pelo público passar “beta” aos competidores, mas a galera nem tava ai. Ajudou todo mundo na leitura e vibrou junto em cada TOP. Como juiz do evento deveria ter alertado, mas aquilo estava tão bonito que nem quis falar nada e deixei a sinergia correr.

A classificação final ficou assim:

NomeBoulder 1Boulder 2Boulder 3Classf.
CarolTopTopZona1o
LarissaZonaTopZona2o
RaquelZonaZona3o
Classificação final Feminina
NomeBoulder 1Boulder 2Boulder 3Classf.
CanedimTopTop1o
IgorTopZona2o
Classificação final Iniciante
NomeBoulder 1Boulder 2Boulder 3Classf.
ClessimTop1o
Luis2o
Angelo3o
Gabriel4o
Classificação final Intermediário.
NomeBoulder 1Boulder 2Boulder 3Classf.
IgãoTopTopZona1o
BrunãoTopZonaZona2o
DaniloTop3o
FernandoTop4o
Classificação final Master.

Depois da final, não preciso nem dizer que a galera invadiu o muro para começar uma boulder session. Até mesmo os participantes voltaram para resolver as pendências. Nem nós, os route setters ficamos de fora e entramos na brincadeira para mandar os nossos boulders, porque nem todos os boulders que montamos foram testados na íntegra.

No dia seguinte, entre mortos e feridos, ainda rolou um pequeno workshop que virou palestra por causa das chuvas sobre “Conquista de vias”. Na verdade foi um bate papo bem legal onde tentei passar um pouco da minha experiência e o modelo utilizado pela ACE. Mesmo para um domingo de manhã pós boulder, a galera esteve bem presente e pudemos ter uma boa troca de experiencia.

Preciso agradecer ao Nael que me deu essa oportunidade para passar um pouco da minha vivência, tanto nas “setagens” quanto na palestra; aos escaladores do Vale do Aço pela vibe incrível; e ao Poul que topou em ajudar (e muito) no trabalho de setagem e ficar de guia local para mostrar a cidade natal.

Com certeza em breve voltarei para escalar um pouco na rocha, já que essa parte acabou ficando de fora por causa da chuva!

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.