Dor de cotovelo aos 40 anos

  • Eric Penedo no início da escalada. Parede dos Sonhos.

Em meados do ano passado, Eric, Rodrigo e eu concluímos um antigo projeto na Parede dos Sonhos em Itarana, a via “Dor de Cotovelo”. No post da conquista tem toda história sobre essa via.

Para mim, a relação com uma via não acaba ao término da conquista. A “conquista” de uma via só acaba depois de realizar a ascensão em livre. Pensando nisso, nesse final de semana voltei com o Eric para tentar finalizar essa pendência. Digo tentar, porque infelizmente acabei caindo na enfiada crux da via por causa de uma agarra de pé que resolveu quebrar na hora errada. Eu tenho a teoria de que agarras só quebram quando a gente escala mal uma via. Quando nós estamos escalando bem, somos mais criteriosos e não escolhemos agarras erradas e mesmo que a agarra seja suspeita, somos capazes de transferir a força e o peso necessário para que ela não se quebre. Preciso admitir que não escalei bem, por isso fiz escolhas erradas que me levaram à corda e perdi o meu presente de aniversário…

Eric na enfiada crux da via “Dor de Cotovelo”.

Enfim, tirando o susto, terminei a enfiada e seguimos escalando até o fim emendando com a via “Vivendo o Sonho”. Tocamos a escalada sem pressa e em aproximadamente 4h 30 terminamos as 6 enfiadas da via no meio da tarde e descemos.

Aquela travessia marota…
Fotinho no cume.
É tão estranho chegar no cume de dia…

Agora só me resta voltar lá outro dia para tentar libera-la novamente. Vale lembrar que a enfiada já foi encadenada com corda de cima pelo Eric e Rodrigo.

Algumas notas sobre a via e a “Parede dos Sonhos” para futuras repetições. O mato tomou conta da estrada e o acesso está bem complicado. O ideal é deixar o carro na última casa e seguir caminhando abrindo o mato no peito. Para descer pela via é preciso levar material de abandono (4 cordeletes ou fitas) para reforçar as paradas. Por favor, não rapelem somente em uma chapeleta!

Agradecimento ao fotógrafo de Itarana “Bae” por nos passar a previsão do tempo completa dos últimos dias! Salvou o nosso final de semana!

Postagens relacionadas

Comentários

2 respostas

  1. 40anos…Putz, ja estava passando despercebido seu japonês, muitas felicidades e conquistas pela frente, você é sinistro Japa!!!

  2. Po japa, não sabia que eu tive a honra de dividir a corda com você na primeira escalada quarentão!
    Parabéns! Dizem que os quarenta são os novos trinta… hahaha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.