10o Encontro Capixaba de Escalada

^ Danilo “Monstro” na via “Pais e Filhos”, Pedra da Onça, Itarana.

10encontro_Itarana1

 

O tradicional encontro anual de escalada do Espírito Santo está chegando à sua décima edição, um marco muito importante na história do montanhismo Capixaba. E para comemorar essa edição especial, este ano, o evento será realizado nos dias 24 e 25 de setembro  na cidade de Itarana, distante a apenas 100km da capital Vitória.

A região de Itarana, mais especificamente no distrito de Praça Oito (7km de Itarana), vem ganhando destaque nos últimos anos devido a qualidade das rochas que compõem a bela geografia da região.

A história do montanhismo na região é bastante recente, quando comparada com a história da escalada capixaba que começou oficialmente em 1947 com a conquista do Pico do Itabira em Cachoeiro do Itapemirim. Na região de Itarana, as primeiras conquistas aconteceram apenas em 2013 com a tentativa de abrir uma via na famosa Pedra Alegre, a pedra símbolo de Itarana. Desde então, o local vem recebendo novas vias tradicionais e atualmente a região conta com aproximadamente 12 vias.

O estilo de escalada predominante na região é a “escalada em agarrência” em cristais sólidos, mas o principal destaque é a possibilidade de uso de proteção móvel, uma vez que as pedras da região apresentam uma grande densidade de fendas quando comparada ao resto do estado.

A sede do evento será no Pesque Pague Praça Oito, no distrito de Praça Oito. O local conta com uma ampla área verde para camping além de alguns chalés. E ainda possui quiosques, churrasqueiras, banheiro, chuveiro e um bar.

Como chegar

Saindo de Vitória, tome a BR-101 em direção ao norte do estado até Fundão. Em Fundão, após o primeiro semáforo, vire à esquerda em direção a Itarana passando por Santa Teresa. O Distrito de Praça Oito fica logo após a descida da Serra do Limoeiro, 7km antes da cidade Itarana. O acesso ao Pesque e Pague se faz numa curva fechada (não tem como errar, literalmente), ao lado da Igreja de Praça Oito.

Programação

6a feira

  • Chegada dos participantes. Confraternização (não-oficial).

Sábado

  • Abertura oficial e dia livre para escalada;
  • Janta de confraternização;
  • Palestras e sorteio de brinde.

Domingo

  • Yôga matinal;
  • Dia livre para escalada;
  • Encerramento.

Escalada

Na cidade de Itarana há oito montanhas onde é possível escalar:

  • Pedra Alegre;
  • Pedra da Onça;
  • Pedra da Praça Oito;
  • Pedra do Limoeiro;
  • Pedra Linda;
  • Rampa José Bridi;
  • Parede dos Sonhos;
  • Pedra de Alto Santa Maria.

Pedra Alegre

Esta é a pedra referência de Itarana, no entanto não há nenhuma via concluída nesta pedra. Há apenas uma via sendo conquistada na face sul.

Pedra da Onça***

A Pedra da Onça é outra pedra bastante conhecida na região. Há apenas uma via conquistada na face leste.Trata-se da via “Pais e filhos” (6o, VIIa, D2, E3, 380m). Esta é uma via longa e técnica em agarrência com enfiadas longas (algumas de 65m) em uma rocha bastante contínua. A parede fica na sombra à tarde e é possível descer caminhando, embora não seja uma boa opção pelo fato de descer pelo lado oposto da montanha (noroeste).

Pedra da Praça Oito*****

A via “Par ou Ímpar” (D1, 3o, IVo sup, E3, 290m) foi a primeira via conquistada em Itarana. A escalada é bastante tranquila em terreno com pouca inclinação e muitas agarras. Além disso, tem a vantagem de ficar “atrás” do Pesque-pague, o que facilita a logística de aproximação. É possível descer caminhando. Com certeza, será a via mais repetida deste evento!

Pedra do Limoeiro****

Essa é a primeira pedra que aparece em destaque no vale ao descer a Serra do Limoeiro em direção à Praça Oito. A única via de escalada, “Eu sou a lenda” (5o, D1, E2, 160m), transcorre pela aresta oeste da pedra. A aproximação, embora longa, pode ser facilmente vencida por uma antiga rampa de desmoronamento. A escalada mescla proteção fixa com móvel e é uma ótima opção para quem está começando neste estilo de escalada.

Pedra Linda**

A Pedra Linda é um “mini Pão de Açúcar” que fica “aos fundos do Pesque Pague”. A via de acesso ao cume principal é a “Parafuso a menos” (6o sup, 7a, A1, D2, E2, 190m) que transcorre pela aresta sul da pedra passando por um totem até o cume. O acesso à base da via se dá pelo lado oeste por uma propriedade particular. É preciso avisar com antecedência o proprietário das terras.

Rampa José Bridi*****

A rampa de voo José Bridi é uma atração turística de Itarana. E na base desta pedra fica a via “Ascendência Térmica” (IV, V, E2, D1, 320m), uma via mista que “inclui no pacote” uma fenda frontal de 60m totalmente protegida em móvel. Mas o grande diferencial desta via é que ao completar a via, que acaba na rampa de voo, há a opção de se refrescar bebendo uma cerveja gelada no bar.

Parede dos Sonhos*****

A Parede dos Sonhos é a montanha que contém a maior concentração de vias tradicionais de Itarana, graças à feição única da face sul que proporciona uma grande gama de sistema de fendas. Atualmente, nesta pedra há pelo menos cinco vias independentes, sem contar as variantes, o que faz do lugar um excelente campo-escola de escalada tradicional.

Pedra de Alto Santa Maria**

A Pedra de Alto Santa Maria é provavelmente a pedra que fica mais distante do Pesque Pague. A única via de escalada desta pedra é a via “Sombra Ensolarada” (D2, E2, 4o, Vo/VIo, 320m), que transcorre por uma calha d´água.

Outras atividades na região

Além da escalada, a região de Itarana oferece outras atividades interessantes, com destaque para:

Caminhada ao cume da Pedra da Onça

Esta é uma excelente opção para quem deseja apenas caminhar um pouco e conhecer as belezas da região. Durante os períodos de seca, os moradores da região fazem uma procissão ao cume desta pedra para pedir chuva, por isso a trilha é relativamente bem sinalizada e de fácil acesso.

Capela de Santa Luzia

Para quem busca uma opção, menos radical, a Capela de Santa Luzia é uma ótima pedida. A capela fica na parte alta da Serra do Limoeiro e pode ser facilmente acessado de carro. O grande atrativo do lugar é, além da capela, o espetáculo do pôr-do-sol.

Capela de Santa Luzia, Itarana (ES)
Capela de Santa Luzia, Itarana (ES)

Inscrições

Garanta já a sua vaga! Faça a sua inscrição no site da ACE!

Comentários

Uma resposta em “10o Encontro Capixaba de Escalada”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: