Homenagem ao Amaral

Aconteceu hoje, dia 17 de março, nas dependências do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Venda Nova do Imigrante, um evento em homenagem ao Amaral.

O Amaral, além de grande escalador foi um educador físico visionário que levou, de forma inédita no Estado, a prática da escalada para dentro da escola. Onde, além de formar novos escaladores, também trabalhou no desenvolvimento da novas áreas de escalada na região de Venda Nova. Concomitante a este trabalho, durante o período que atuou como professor neste campus, batalhou muito para construir um muro de escalada dentro do ginásio de esportes do campus para levar a escalada para a molecada. Por essas e outras, o Campus de Venda Nova foi o local escolhido para realizar uma singela homenagem oficial ao professor e amigo Amaral.

No sábado, a programação ficou por conta de um dia livre de escalada em Uliana, parede esta que o Amaral, juntamente com os amigos e alunos, desenvolveu nos últimos anos e que atualmente conta com mais de 20 vias esportivas. À noite, a confraternização ficou por conta de uma churrascada organizada pelos escaladores de Venda Nova no condomínio do pupilo do Amaral, o Dante, vulgo Geléia.

Churrasco de sábado a noite.

No domingo pela manhã foi realizado um encontro no auditório do IFES, onde algumas pessoas puderam discursar e falar um pouco sobre a trajetória do Amaral. De todas as pessoas que se apresentaram, com certeza, o momento mais inspirador foi o discurso do pai do Amaral, o senhor Fernando, uma pessoa muito iluminada que nos mostrou o caminho para conseguirmos apaziguar um pouco a nossa alma.

Senhor Fernando Gomes de Souza, pai do Amaral.
Diretor do IFES Venda Nova, senhor Aloísio Carnielli.
Diretor do IFES Cariacica, senhor Ludovico, onde Amaral lecionou no último ano.
Discurso do Dante.
Zé Márcio.
Chuck Nóia.
Para lembrar!
Apresentação de um filme montado pelo Afeto e Brunoro, sobre alguns momentos do Amaral nas montanhas e no dia-a-dia.

Num segundo momento, após os discursos, os presentes se dirigiram ao ginásio do instituto para inauguração da placa em homenagem ao Amaral,  que foi fixada junto ao muro de escalada, onde, a partir de hoje, será chamado “Muro de Escalada Fabrício Amaral de Souza”.

Vale relembrar que em 2017, neste mesmo local foi realizada a 2a Copa Capixaba de Escalada, um evento organizado pela Associação Capixaba de Escalada que teve como objetivo, apresentar o muro de escalada para comunidade escaladora, materializando um dos sonhos do Amaral ao construir este espaço.

Muro de Escalada Fabrício Amaral de Souza.
Senhor Fernando inaugurando a placa.
Placa.


“As montanhas não são estádios onde eu satisfaço a minha ambição, são as catedrais onde eu pratico a minha religião… Dirijo-me a elas da mesma forma que os homens vão aos templos. De seus majestosos cumes observo o meu passado, sonho com o futuro e, com uma uma perspicácia invulgar, eu vivo o momento … A minha visão clareia, minha força renova-se. Nas montanhas celebro a criação. Em cada viagem renasço.”


Anatoli Boukreev
Senhor Fernando.
Foto oficial do evento.

“Ah, medo a gente tem, mas…. A gente vai! Se Deus quiser vai dar tudo certo, e se não der também, eu vou estar muito feliz porque é o que eu gosto de fazer!”


 by Fabrício Amaral

Visite o site do IFES para ver mais fotos.

Postagens relacionadas

4 Responses

  1. Bela homenagem feita ao nosso guerreiro FABRICIO AMARAL. Força e coragem para os familiares.

  2. Bacana demais a homenagem. Parabens Fernando por esta força iluminada que viçe tem.

  3. Sou Pai do Dante,pelo pouco que ouvi o meu filho dizer sobre o Amaral deu pra sentir que eles eram realmente muito afinados na Escalada Esportiva.
    Bela Homenagem ao Fabricio.
    Fica as Condolencias a Familia do Amaral.

    Dante Pai

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.