Afonso Cláudio

Alt. 700m

Atualizado em: 23/05/2023

Tradicional

Saindo de Vitória, siga até a cidade de Afonso Cláudio via BR-262.

Atravesse a cidade pela avenida principal passando pela rodoviária até uma indicação para Empoçado à esquerda. Siga pela rodovia e quando começar a descer uma serra a pedra já estará à direita. Na primeira bifurcação à direita, deixe a rodovia e entre no Circuito Rota do Vale do Empoçado.

Siga até uma casa que fica em frente à pedra e solicite passagem.

A partir dali, acesse o pasto dos fundos e siga caminhando em direção à base da via que fica no lado direito, junto uma árvore com uma chaminé em diagonal.

Mapa

Conquistarores

Robinho, Robson, Silvestre e Wilson

Equipos

1 corda de 60m ou 2x 60m e 11 costuras.

1a enfiada – A via começa por uma chaminé fácil que logo sai à direita, passando pelo crux, e segue até a parada. A enfiada tem 3 paradas na sequência. Vá até a 3a!

2a enfiada – Escalada fácil até ganhar um platô e depois a pedra fica mais inclinada, proporcionado belos lances em lacas.

3a enfiada – Enfiada fácil tendendo à esquerda.

4a enfiada – Enfiada longa pelo trecho mais vertical da pedra com bons lances em lacas. A enfiada possui 3 paradas. Tanto faz parar na 2a ou na 3a.

5a enfiada – Enfiada jogando para esquerda na primeira metade e depois à direita. Para minimizar o atrito é melhor não proteger a parada intermediária que fica escondida.

6a enfiada – Enfiada com bastante macambira. Os grampos são difíceis de visualizar, mas a linha tende seguir reto para cima.

Da P6, uma escalaminhada leva ao cume ~150m.

Descida – Pode se retirar da via com uma corda de 60m usando as paradas intermediárias ou com 2 cordas de 60m. Avalie com cuidados o traçado do rapel para evitar que a corda fique presa nas lacas.