Cola Boulder

Na última terça-feira, dia 11, fui a Colatina (ES) fazer a “setagem” de uns boulders para o mais novo espaço de escalada da cidade, o Cola Boulder.

O idealizador deste projeto é o escalador local Iury que botou a mão na massa, e mais o mais importante, a mão no bolso para construir a parede dentro de um centro esportivo da cidade.

A ideia nasceu há alguns meses quando ele começou a esboçar o projeto. Durante essa fase ajudei na parte do orçamento, planejamento e com algumas dicas para deixar o espaço legal.

No fim, o muro ficou com 6,6m de largura por 4m de altura e 22 graus de inclinação. Uma geometria simples, porém bem eficiente. Se eu tivesse no lugar dele, com certeza faria um muro assim.

No entanto, montar uma parede bacana é muito fácil, o difícil é a parte das agarras. Primeiro porque as agarras não são baratas e em segundo, porque o nosso mercado ainda é bem embrionário quando comparado a países onde o mercado de agarras já é consolidado.

Vejo muitos espaços investirem em infraestrutura, mas na hora de comprar as agarras acabam não investindo em agarras de qualidade, deixando o espaço capenga.

O Cola Boulder ainda não está com os melhores kits do mercado, naturalmente as melhores agarras são sempre as mais caras, mas se o espaço der certo, em breve veremos os melhores jogos do mercado nacional.

Setagem!

É inegável que o mercado de escalada indoor está em alta. Talvez a combinação pandemia mais Olimpíadas tenha dado um boom no mercado nacional e mundial. Toda semana aparece nas redes sociais novas academias pelo Brasil.

Eu acho que o último ciclo desses que eu vi foi no início de 2000, mais de 20 anos atrás, quando o país também provou essa explosão que durou uns 4 anos. Depois a maioria dos espaços fecharam e entramos num periodo das trevas da escalada indoor.

Como tudo na vida é um processo cíclico com início, meio e fim. Também acredito que essa fase irá passar um dia. O grande segredo será saber surfar bem essa onda e conseguir estender ao máximo o ciclo.

O time!

Espero que o Cola Boulder consiga surfar bem essa onda e vá o mais longe possível. Os desafios serão hercúleos. Será preciso sobreviver todos os dias, trabalhando dia pós dia e buscando motivação constante nas pequenas vitórias sem perder a disciplina da rotina. Falo isso com a experiência de quem já está a mais de 10 anos nessa luta diária.

A quem interessar, nesse sábado será realizado o evento de abertura oficial com os 13 boulders que montei e parece que vai ter um churras também.

Para maiores informações, acesse o IG do Cola Boulder!

Comentários

Uma resposta em “Cola Boulder”

Agradecer nunca é demais e no caso é muito merecido, o quanto o Naoki contribui para escalada capixaba é dificil de mensurar, por isso mais uma vez o meu muito obrigado japa, quando eu nascer de novo quero ser igual vc, um abraço irmão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: