Escalada liberada (em parte) na Pedra Azul, finalmente!

  • Pedra Azul, ES

Quando alguém que não é do estado pensa no Espírito Santo, a pessoa lembra imediatamente de duas coisas: Guarapari e Pedra Azul.

E se a pessoa escala, logo pergunta: Tem escalada na Pedra Azul?

E a resposta: Tem, mas está proibida pelo parque… (A Pedra Azul fica dentro do Parque Estadual da Pedra Azul)

Mas agora, isso é coisa do passado. Após muita (mas muita) negociação, reunião e articulação finalmente a escalada na Pedra Azul está liberada novamente! E para provar que não estou mentindo, segue abaixo a publicação que saiu no Diário Oficial do ES.

Diário Oficial (página 25)

Diário Oficial (página 26)

Na prática, estão liberadas apenas duas vias: a via “Normal” e a “Mulambo”. A via do “Lagarto” ainda não está liberada, pois depende de estudos complementares.

A notícia ruim é que o parque, assim como todos os parques estaduais do ES, funciona apenas durante a semana e nos finais de semana ele fica fechado à visitação. Isso mesmo! O parque fecha no sábado e domingo! Não só para escalador, mas também para qualquer pessoa que quiser visitar o parque.

Até onde fiquei sabendo, isso se deve a uma questão trabalhista referente à horas trabalhadas. É um impasse entre os funcionários do parque e o governo estadual que não quer pagar as horas trabalhadas durante os finais de semana. E se o governo quiser pagar, ninguém quer trabalhar de graça!

Ainda não há expectativa sobre quando isso vai acabar, mas o que podemos fazer como sociedade (e estou fazendo) é expor o problema e cobrar uma solução para esse impasse.

[su_box title=”Atualizado: 19/12/2015″ box_color=”#e30505″ title_color=”#060606″]Os parques estaduais do Espírito Santo voltaram a funcionar aos finais de semana à visitação pública. Para saber mais, clique aqui![/su_box]

Mais uma vez, deixo registrado aqui, a minha insatisfação quanto a questão dos parque. Enquanto que lá fora, os turistas são bem-vindos, aqui parece que somos personas non gratas! Enquanto que lá fora, os montanhistas e suas práticas são bem vistas, aqui nós não temos espaço e precisamos buscar pedras fora dos parques em propriedades particulares… E o que mais me deixa chateado é que eu pago todos os impostos em dia e não posso usufruir de um espaço que é da sociedade mantido com o meu (e seu) dinheiro…

Enfim, pelo menos a novela parece que está encaminhando ao fim, ou não…

Ah, como preciso trabalhar durante a semana para pagar os impostos, continuarei não podendo escalar na Pedra Azul…

Para maiores infos sobre aproximação (teve gente que não achou a base da via…) e croqui da via Normal, visite a croquiteca da ACE. Outros betas estão neste link!

Postagens relacionadas

4 respostas

  1. Naoki! Muito obrigada pela divulgação da liberação!!!!!!!!! Vou aproveitar meu momento de não contribuinte e desempregada para ir lá!
    Queria saber algumas coisas:
    A via mulambo foi modificada ou continua sem parada dupla?

    A via “normal” parece ser linda pelos betas do Manoel, mas não encontrei croqui. Vc sabe se alguém já fez croqui dela?

    Boas escaladas!
    abraços,
    Sarah – Mendiguinha

  2. Oi Sarinha!
    A Mulambo continua a mesma coisa. Não é a via mais bonita que existe.
    A normal é bem tranquis. Sei que o Baldin tem. Dá uma conversada com ele.
    Boa escalada!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.