Carna Climbing!

^ Derek trabalhando a via “O Ateu” (8b) em Cotiporã.

Eu adoro passar o Carnaval no Rio Grande do Sul, simplesmente porque lá não existe Carnaval. Ok, não é bem assim, mas pelo menos para onde eu vou, não tem fervo!

Desde que deixei o RS em 2007, todo Carnaval, religiosamente “desço” para o sul em busca de clima mais ameno (não esse ano…) e um pouco de “descanso” (também não esse ano…).

Dentre os rolês, destaco aqui, mais uma vez, o setor novo de Cotiporã, também conhecido como Setor do Mirante. Estive por lá no Carnaval de 2014, mas na ocasião acabei escalando pouco neste setor. Desta vez, juntamente com o escalador Tiago Mohr tive a oportunidade de conhecer melhor este setor e de quebra provar umas das melhores vias do setor, a via “Vai pro meio” (8b). Vide croqui abaixo! É a via 08.

_DSF3089

Rio das Antas visto do mirante da Cascata dos Marins.

Croqui atualizado de Cotiporã com os 2 setores.

2016.02.10_Marins

Como de praxe, também passei pelo Behne só para lembrar como aquele lugar é quente e abafado no verão… Até deu saudade do calor do Espírito Santo, pqp…

_DSF3069
Rebbie guiando a primeira parte da via “Day Light”, Campo-escola Behne.

_DSF3076

Neison na via “Via do Porco” (6o), Campo-escola Behne.

_DSF3123

“Jurema”, a caranguejeira que habita das agarras do Setor 3 do Campo-escola Behne.

Outro lugar muito massa que conheci nesse feriado foi Santa Justina, uma “pequena” falésia que fica a apenas 12km de Caxias do Sul e que já conta com mais de 20 vias esportivas de alta qualidade. Vide croqui abaixo!

Esta é uma área de escalada relativamente nova, descoberta a uns dois anos pelos escaladores locais (Comim e Jeferson) e que desde então vem sendo massivamente equipada.

Mas o grande diferencial deste lugar está nas agarras que têm vida própria. Na verdade, é um bom lugar para aprender a escalar levitando e ir se preparando para o conglomerado de Caçapava do Sul. No entanto, creio que com o tempo, as agarras voadoras irão todas embora e restarão apenas as sólidas, deixando a falésia menos emocionante.

_DSF3093

Croqui que fica na base das vias de Santa Justina, Caxias do Sul.

Infelizmente vou ficar devendo as fotos deste setor, mas pelo menos trabalhei num croqui para divulgação.

Croqui de Santa Justina, Caxias do Sul.

2016_02_10_SantaJustina

Por fim, preciso agradecer a parceria de muita gente neste Carnaval: Ao Tiagão (Mohr) pela climb em Cotiporã e toda a galera que esteve por lá; ao Neison, Rebbie, Leonardo e toda galera que esteve no Behne; ao Matheus, Comim, Jeferson e Douglas por apresentar Santa Justina; e ao grande brother, pilha forte “Sucrilhos” pelo climb no Behne!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Assinar blog por e-mail

Junte-se a 36 outros assinantes

Fechar Menu