Castelo

Apeninos

Alt. 400m

Atualizado em: 23/04/2024

Esportivo

COMO CHEGAR

Saindo da capital, Vitória, tome a BR-101 em direção ao sul do estado. Logo depois da Polícia Rodoviária de Cariacica, entre à direita na BR-262 que liga Vitória a Belo Horizonte, passando por Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. Em Venda Nova do Imigrante (100km) entre à esquerda, seguindo as indicações para a cidade de Castelo. De Venda Nova até Castelo são aproximadamente 40km. Assim que entrar no perímetro urbano da cidade, procure uma saída à esquerda que leva a famosa rampa de voo de Ubá. A saída fica antes da ponte. Siga sempre pela principal por mais uns 7km. Ao passar por um corredor de palmeiras (é bem característico) dobre à esquerda na Fazenda das Flores. Siga por esta estrada. Deste ponto, o Lagarto já é visível à direita da estrada. Passe pela base do Lagarto e assim que começar a subir a serra, numa curva acentuada à esquerda, bem em frente a falésia, estacione o carro num pequeno recuo. À partir dali, bastar ir contornando a pedra para acessar as vias.

Mapa
Filtrar por

HISTÓRIA

A falésia de Apeninos foi “descoberta” oficialmente pelo escalador local Roney DuNada em 2010. Ele sempre rodou por aqueles lados desde a infância, mas foi só depois que começou a escalar e a pensar em áreas com potencial para novas vias que ele vislumbrou a possibilidade de desenvolver uma falésia que ficava junto à estrada na região de Apeninos em Castelo. Um dia, ele falou desse tal lugar para mim e prontamente no próximo final de semana fui dar um rolé pela região à procura de novas pedras e acabei passando pelo lugar para ver o potencial. Desde então, eu, DuNada, Afeto e Rebit realizamos diversos mutirões de conquista para desenvolver esse local.

As primeiras vias equipadas foram a Castelo Ra-Tim-Bum (6o) e a Castelo de Grayskoll (7b), em fevereiro de 2010.

No entanto, as primeiras escaladas na falésia de Apeninos estão datadas antes de 2010. Aparentemente a 1a conquista foi do totem pelo escalador Taynan e seu amigo pela chaminé da esquerda, além de um pequeno projeto iniciado no setor da estrada, onde atualmente está a via “Rodosol” (8c).

Nesse mesmo ano, em outubro, para comemorar a descoberta e apresentar a pedra para comunidade escaladora, foi realizada nesse local a 3a edição do Encontro Capixaba de Escalada.

Atualmente, o point conta com 45 vias esportivas e 3 tradicionais que vão do 4o grau até 8c e vem se firmando como um dos principais points de escalada do interior do estado.

Melhor época

A melhor época é durante o inverno quando chove menos. No verão, o calor e a falta de circulação de vento deixam o lugar bem abafado. O setor pega sol à tarde. Para ver as condições meteorológicas em tempo real, clique aqui!

Rocha

Gnaisse.

Proteção

Todas as vias estão protegidas com chapeletas e chumbadores de 3/8; e as paradas duplicadas com argola.

Equipo

Uma corda de 70m, lona, 15 costuras. Algumas vias necessitam de material móvel, vide croqui.

Onde ficar

Recentemente foi reativado o Abrigo de Montanha de Apeninos que fica aos pés da pedra, junto a propriedade do senhor Nilson.O valor da diária é de R$ 20,00 por pessoa. Caso opte por acampar, o valor é de R$ 15,00 por pessoa.

Croqui

Via Frontal do Totem (8b)