Castelo

Pico do Forno Grande

Alt. 2039m

Foto: Pico do Forno Grande.

Tradicional

Atualizado em: 19/08/2019

Distância

130km

Caminhada

120min.

Face

Leste

Livro de cume

Sim

Como chegar

Saindo de Vitória tome a BR-101 em direção ao sul do Estado e depois a BR-262 até o trevo para Vargem Alta, depois da Pedra Azul. A partir dali, siga as placas em direção ao Parque Estadual do Forno Grande. De Vitória até o parque são 130km, sendo 2km de estrada de chão no final.

Mapa

Filter by

Sem vagas:

Agosto: 20/08, 24/08, 25/08.

Setembro: 01/09, 06/09, 07/09, 14/09, 15/09, 21/09.

Outubro: 05/10, 19/10, 31/10

Atualizado em 19/08/2019.

O Parque Estadual do Forno Grande está localizado na cidade de Castelo, na região sul do Espírito Santo e compreende uma área de 730 hectares. O parque abriga o Pico do Forno Grande, segundo ponto mais alto do Estado com 2039m de altitude em relação ao nível do mar, além de várias espécies de animais em extinção como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro.

Horários

Todos os dias das 7h-17h.

Telefone

(28) 3542-3257 ou (27) 3636-2570

Agendamento

pefg@iema.es.gov.br ou agendamentofornogrande@gmail.com ou pefg.iema@gmail.com

Breve histórico

Em 31/10/1960 foi criada a Reserva Florestal que passou a Parque Estadual do Forno Grande em 1998 sob os cuidados do IDAF pela lei No 7528. Deste 2007, o parque está sob a administração do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

Infra-estrutura

Na sede do parque, está aberto ao público, um centro de visitantes, banheiros, bebedouros e uma coleção de fauna e flora. Não há lanchonete no interior do parque. Além disso, conta com uma alojamento destinado aos pesquisadores. Não é permitido acampar na área do parque.

O que levar

Uma corda de 60m, 4 costuras, cadeirinha, freio, fitas, mosquetão de rosca e sapatilha. Além disso, água, lanche, jaqueta, lanterna de cabeça, kit de primeiros socorros e celular.

Melhor época

A melhor época é durante o inverno quando a temperatura é mais amena e chove menos. A caminhada e a escalada, com exceção do início, é sempre em área aberta com Sol pela manhã.

  • Caminhada.

Aproximação

A aproximação é dividida em duas partes: na primeira parte, a caminhada compartilha a mesma trilha do mirante, passando pelo Poço Amarelo (1,3km de caminhada e ganho de  elev. 180m) até a bifurcação que fica 200m a diante. A partir deste ponto, inicia a segunda parte por uma trilha mais fechada e íngreme. A segunda parte inicia seguindo o leito do rio até uma saída à esquerda sinalizada com placa. A caminhada segue pela mata até aparecer as primeiras cordas fixas e correntes que auxiliam a subida. Nos costões, setas amarelas pintadas no chão orientam a subida nos trechos mais complicados. O segundo trecho tem 1,6km de extensão e um ganho de elevação de 500m, totalizando 780m.

  • Metros finais da escalada.

Escalada

O trecho final é uma escalada graduada em 2o grau com crux de 3o. O grau de exposição é classificado em E2/E3. É mandatório o uso de equipamento de segurança. Para vencer este trecho, os participantes precisam ter noções básicas de escalada técnica. O este trecho intercala lances fáceis com lances técnicos, sendo os trechos mais difíceis protegidos com chapeletas. A 1a enfiada e a 5a são as mais difíceis. Caso não esteja acostumado a escalar em aderência, usar sapatilha de escalada. 

Ao final de cada lance de 30m há uma parada dupla para auxiliar na segurança durante a subida e na descida. Ao todo, no trecho final, há 7 paradas duplas. O trecho de escalada compreende aproximadamente 240m entre escalada e escalaminhada com ganho de elevação de 200m, totalizando 980m.

Croqui

Descida

A descida é o trecho mais perigoso e sensível da escalada. Parte da descida pode ser realizada sem o auxílio das cordas, mas há pelo menos dois lances onde o uso de corda é mandatório. Além disso, há outros trechos onde o uso de corda é recomendado para evitar o pisoteio da vegetação.

Dicas

  • Evitar ao máximo pisar na vegetação;
  • O livro de cume está numa caixa perto da mata;
  • Não há ponto de água no meio da trilha;
  • Não rapelar em árvores;
  • Não usar duas cordas para fazer rapeis longos;
  • Levar uma bermuda para tomar um banho na Piscina Amarela;
  • Em caso de tempo ruim, abortar a escalada.
  • Cume do Forno Grande.