Localizado num dos pontos turísticos mais visitados da serra gaúcha, o Salto Ventoso (154km da Capital) é uma excelente escolha para quem deseja malhar muitas vias de oitavo grau. Protegidas com chumbadores 3/8, chapeletas homologadas e paradas duplas em corrente, as vias do Salto são caracterizadas por serem vias de média distância com crux bem definido. Assim como no Campo-escola Behne em Ivoti, as vias nos basaltos do Salto recebem manutenção constante a cargo da Associação Gaúcha de Montanhismo (AGM).
De automóvel: saindo de Porto Alegre tome a BR-116 rumo à Serra e na altura da cidade de São Leopoldo acesse a RS-122 (logo depois da polícia Rodoviária Federal de Scharlau) em direção a São Sebastião do Cai e São Vedelino. Siga as placas até a entrada principal da cidade de Farroupilha. Neste trecho há muitos controladores de velocidade, se você não conhece o trecho, recomendo não viajar à noite e respeitar sempre a velocidade máxima da via. Entrando na cidade, ao passar pela 1ª sinaleira, entre a esquerda numa rua oblíqua e siga até o final dela (R. Bortolo Grendence). No entroncamento vire à esquerda novamente e siga as placas que levam a Salto Ventoso. De Farroupilha até o Salto Ventoso são aproximadamente 12km de estrada de chão (em pavimentação). Uma vez na cascata, estacione o carro no estacionamento do bar (R$ 5,00).
No segundo semestre de 2015 toda área do Salto Ventoso foi reformulada com uma série de melhorias e pioras, como a colocação uma passarela de metal na base de algumas vias. Em vista disso, a partir de 19 de março de 2016 está sendo cobrado R$ 8,00* por pessoa para acessar a área de escalada. Além disso, há um horário de funcionamento de 3a a domingo das 9h até as 18h.
*A partir de 16/05/2016, conforme acordo firmado com a família responsável pelo parque, uma vez pago o valor do ingresso, o mesmo valerá para o mês corrente. Este sistema é válido apenas para os praticantes de escalada.
Para mais informações, clique aqui!
A melhor época é no outono. No inverno há possibilidade de temperaturas extremas, o que pode prejudicar muito o rendimento. Já no verão, além do calor, o fluxo de turistas deixa o ambiente bem “crowd”. Na primavera chove bastante. O setor Principal fica protegido contra a chuva, mas após um longo período de chuva, o volume da cachoeira poderá aumentar e deixar o setor úmido.
Sombra pela manhã e sol à tarde.
Basalto
Todas as vias estão protegidas com chapeletas galvanizadas e chumbadores de 3/8 com paradas duplicadas.
Lona (indispensável), uma corda de 50m e 15 costuras.
Não mais permitido acampar na área do parque.
Copyright © 2007-2024. naokiarima.com.br. Todos os direitos reservados.