Pesquisar
Close this search box.

Salto Ventoso

Farroupilha

Atualizado em: 18/07/2023

Índice

Localizado num dos pontos turísticos mais visitados da serra gaúcha, o Salto Ventoso (154km da Capital) é uma excelente escolha para quem deseja malhar muitas vias de oitavo grau. Protegidas com chumbadores 3/8, chapeletas homologadas e paradas duplas em corrente, as vias do Salto são caracterizadas por serem vias de média distância com crux bem definido. Assim como no Campo-escola Behne em Ivoti, as vias nos basaltos do Salto recebem manutenção constante a cargo da Associação Gaúcha de Montanhismo (AGM).

Como chegar

De automóvel: saindo de Porto Alegre tome a BR-116 rumo à Serra e na altura da cidade de São Leopoldo acesse a RS-122 (logo depois da polícia Rodoviária Federal de Scharlau) em direção a São Sebastião do Cai e São Vedelino. Siga as placas até a entrada principal da cidade de Farroupilha. Neste trecho há muitos controladores de velocidade, se você não conhece o trecho, recomendo não viajar à noite e respeitar sempre a velocidade máxima da via. Entrando na cidade, ao passar pela 1ª sinaleira, entre a esquerda numa rua oblíqua e siga até o final dela (R. Bortolo Grendence). No entroncamento vire à esquerda novamente e siga as placas que levam a Salto Ventoso. De Farroupilha até o Salto Ventoso são aproximadamente 12km de estrada de chão (em pavimentação). Uma vez na cascata, estacione o carro no estacionamento do bar (R$ 5,00).

Mapa
Filtrar por

No segundo semestre de 2015 toda área do Salto Ventoso foi reformulada com uma série de melhorias e pioras, como a colocação uma passarela de metal na base de algumas vias. Em vista disso, a partir de 19 de março de 2016 está sendo cobrado R$ 8,00* por pessoa para acessar a área de escalada. Além disso, há um horário de funcionamento de 3a a domingo das 9h até as 18h.

*A partir de 16/05/2016, conforme acordo firmado com a família responsável pelo parque, uma vez pago o valor do ingresso, o mesmo valerá para o mês corrente. Este sistema é válido apenas para os praticantes de escalada.

Para mais informações, clique aqui!

Melhor época

A melhor época é no outono. No inverno há possibilidade de temperaturas extremas, o que pode prejudicar muito o rendimento. Já no verão, além do calor, o fluxo de turistas deixa o ambiente bem “crowd”. Na primavera chove bastante. O setor Principal fica protegido contra a chuva, mas após um longo período de chuva, o volume da cachoeira poderá aumentar e deixar o setor úmido.

Sol/sombra

Sombra pela manhã e sol à tarde.

Rocha

Basalto

Proteção

Todas as vias estão protegidas com chapeletas galvanizadas e chumbadores de 3/8 com paradas duplicadas.

Equipo

Lona (indispensável), uma corda de 50m e 15 costuras.

Onde ficar

Não mais permitido acampar na área do parque.

Vias mais repetidas

  1. Presença de Bruce (7b)
  2. Celulite abdominal (8a)
  3. Não me venha com guiguilis (7a)
  4. Alegoria de óculos (7a)
  5. Malditos Amarelos (7b)
  6. Polenta (6b)
  7. Anemia ferropênica (8a)
  8. Jardim dos caramujos (7b)
  9. A vida como ela é (7c)
  10. Sá (8a)

Croqui