6o Encontro de Montanhismo de Salto Ventoso

A cascata do Salto Ventoso é uma das principais atrações turísticas do município de Farroupilha do Sul (RS). Esse cenário ímpar da Serra Gaúcha ficou famoso após a gravação de uma cena épica do filme “Quatrilhos”, indicado ao Oscar, de Fábio Barretos em 1995.

No entanto, antes mesmo da fama internacional nas telas do cinema, o local já era conhecido pelos escaladores de Bento Gonçalves, cidade próxima, que ali abriram as primeiras vias do “Salto”. A primeira via completa do Salto foi a “Jardim dos Caramujos” que transcorre por um diedro bastante óbvio e que na época foi conquistado usando alguns grampos, pitons caseiros e material móvel. Ainda hoje, após a regrampeação, é possível ver as proteções originais da conquista, assim como os caramujos que ali habitam.

Logo em seguida, alguns escaladores da capital (Eduardo Tondo, Henrique Careca, Leo, Guili) “descobriram” o potencial do Salto e começaram a equipar as primeiras vias no Setor Principal. Nessa leva, a primeira via a ser conquistada foi a Sá (7c – grau original) em 1996.

Desde então, o Salto Ventoso vem se consolidando como uma das principais área de escalada do estado, contando atualmente com mais de 60 vias de todas as graduações.

Nestes 20 anos, muitas proteções fixas foram batidas no basalto, mas o tempo e a umidade típica do local estão cobrando o seu preço e algumas proteções precisam ser trocadas para manter o mesmo nível de segurança.

Algumas pessoas acham que as chapeletas brotam das pedras, ou que elas dão em árvore, mas na verdade elas basicamente saem do bolso de algum fanático que deixa de beber algumas “cevas” no final de semana para comprar umas chapeletas. E se você sabe quanto custa uma cerveja já deve ter ideia de quanto sai uma chapeleta com chumbador. Agora multiplique isso por 8 que é a média de chapas que vão numa via e depois multiplique isso por um setor inteiro de escalada!

Conquistar é caro, fazer a manutenção das vias também. Isso sem contar a mão-de-obra… E pensando nisso, o pessoal do Leão Grupo de Montanhismo está organizado um grande evento para arrecadar fundos e fazer algumas manutenções nas vias do Salto Ventoso!

Participe, colabore e ajuda a manter o Salto seguro!

Ah, da próxima vez que achar ruim um esticão, lembre-se: provavelmente o conquistador preferiu beber uma ceva a proteger o lance!

Para maiores infos, clique aqui!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Assinar blog por e-mail

Junte-se a 36 outros assinantes

Fechar Menu