logo@2x
Pesquisar
Close this search box.

Evolution

dsc_0029-1

Afeto equipando “Bomba Atômica” com o Três Pontões de fundo.

Todo final de semana é a mesma coisa! Eu e o Afeto pegamos uma meia dúzia de chapas, furadeira, uma corda velha e pé na estrada para achar umas pedras pelo interior capixaba (Quem acompanha o blog sabe das aventuras e desaventuras…).

Esse final de semana não foi muito diferente, ou melhor…  Antes, abrindo um parênteses: Nas últimas semanas a “escalada esportiva capixaba” não fala de outra coisa senão da tal pedra negativa (com agarras) de Afonso Cláudio (150km de Vitória): “O primeiro negativo com agarras”. “O futuro da escalada capixaba”. “Só vias fortes”. “Abaulados sinistros”. E assim vai….

Depois de ouvir tudo isso e ver algumas fotos caímos para lá! Eu pela primeira vez e o Afeto pela 4a vez para conhecer e abrir umas vias na pedra mais falada do momento!

Na minha opinião, a pedra é realmente tudo isso! Lembra um pouco o Campo-escola 2000 (RJ) pelas agarras, negatividade e tipo de rocha. Assim como no Campo-escola, há muitos trechos sem agarras que inviabilizam a escalada. Em todos os casos, acho que tem possibilidade para umas 10 vias, todas de alto grau (> 8a).

Voltando a  campanha, entre sábado e domingo, colocamos nada mais nada menos que 22 chapas nessa pedrinha, totalizando 3 vias e uma variante!

A primeira foi uma via não concluída que o Afeto e o Fred de BH começaram (Mickey Maaaa). Ali, batemos mais uma chapa e uma parada. Já adianto que deve ser um oito alguma coisa.

Depois, foi um diagonal em negativo de uns 15m. Ali foram mais 8 proteções com a parada.  Essa via, Evolution, deve ficar em torno de um dez alguma coisa!!!!  A via é toda em abaulada da 2a até a última agarra, sem descanso e com 3 crux’s na sequência! É pressão total!!!!

E por fim, depois de tomarmos um espanco, nos colocamos no nosso devido lugar e abrimos a “Bomba Atômica” um vertical negativo de uns 15m (8 pro com a parada). Só que a saída dessa via ficou um pouco futurista demais (V9-10 – isso é futurista para nós), por isso abrimos uma variante pela esquerda, mais factível, que chamamos de “La Bomba”. Essa via, mesmo sendo mais “fácil” deve ficar em torno de um nono (V7   – ??? – até a 3a proteção).

Buenas, vias duras já temos! Agora só falta treinar mais forte nos abaulados para tentar mandar os projetos (todos)!!! Pressão!!!!!

dsc_0065-1

Afeto trabalhando o crux final da “Evolution”. Foto: Roberto.

dsc_0058-1

Naoki escalando (é até um elogio dizer escalando) na Evolution. Foto: Roberto

Special thanks para o escalador local Roberto e família pelo apoio logístico e pelo churras!

No blog do emocionado Afeto tem o ponto de vista dele e mais umas fotos!

Comentários

2 respostas em “Evolution”

Fala naoki san…
hehehehe..sabia que vc ia curtir a tal pedra negativa com abaolados e agarras futuristicas…..mulek, ficou irado a Evolution!!!
Fih, tem que abrir a Samambaia(do lado direito da evolution, depois da samambaia mesmo…toca reto rente a samambaia…..10cimo com certeza!! E tem que abrir o projeto Tarja Preta…kkkkkkkk…incrivel, alucinante…futuristico…12a, bota fé?
Ai, de repente to caindo pra la com vcs no feriado…
abrax e parabens!

Irado! PArabéns pela grande busca…

Aliás, uma vez fui até Pancas e +/- na altura de Afonso Cláudio eu me deparei com esses arcos:

http://www.yuri.com.br/claudio/EXPO.OLD/ES/EXPO.ES_Arcos.jpg

É um anfiteatro gigantesco cuja imagem não transmite o realismo/profundidade do negócio. Fica do lado da estrada de terra (foto feita do carro), portanto acredito que outros já tenham averiguado… mas se pilhar me avisa que eu procuro exatamente onde era.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.