De Vitória, tome a BR-101 em direção ao sul do estado. Após o pedágio de Rio Novo do Sul, siga por mais 3,2km. Aproximadamente 50m antes do acesso a cidade de Cachoeiro do Itapemirim pela estrada antiga, há um saída à direita com uma placa para “Chalé do Frade”. Siga por mais 3,8km pela estrada de terra em direção ao chalé. Aproximadamente 50m antes do chalé, há uma saída à esquerda, sinalizada, indicando “Frade e a Freira. Tome à direita e suba até o ponto mais alto onde a estrada acaba numa pequena clareira. A trilha começa à direita e está devidamente sinalizada. A trilha leva diretamente à crista sudoeste do Frade, onde começa a escalaminhada em direção ao cume do mesmo.
06/06/1948
Silvio Mendes e CIA
2 cordas de 60m; 10-20 costuras; Fitas; Estribo; Ascensor; Clif de buraco; Facão.
Essa foi a segunda via ser conquistada no Espírito Santo, a primeira foi no Pico do Itabira em Cachoeiro de Itapemirim. A conquista original da Freira transcorreu pela face oeste até o colo da montanha e depois pelo sistema de chaminés que leva ao cume. Vide figura.
Algumas repetições optaram em subir pelo Frade, descer via rapel até o colo e escalar a última sequência de chaminés até o cume. A maioria das repetições também optaram em subir pelo artificial (Var. Graciliano Ramos) para evitar a chaminé inicial original do colo.
Atualmente a via original encontra-se bastante descaracterizada pela adição de grampos intermediários, assim como furos de cliff para progressão.
No cume do Frade, na “cereja do bolo”, há um pequeno setor esportivo com 3 projetos.
Copyright © 2007-2024. naokiarima.com.br. Todos os direitos reservados.