Vargem Alta

Prosperidade

Alt. 510m

Esportivo

Atualizado em: 20/09/2020

A área de escalada de Prosperidade é um sítio único no Estado por se tratar de uma área de escalada em mármore, uma rocha bastante rara por aqui. Tão rara que os poucos afloramentos viram pedreira para extração de rocha ornamental. A área é dividida em duas partes. A principal, chamada aqui de Prosperidade e a parede do Tonho que fica a menos de 5 minutos de carro. Uma boa estratégia é escalar pela manhã em Prosperidade, na sombra, e a tarde ir para Parede do Tonho.

Para ler mais sobre a história das escaladas em Prosperidade, clique aqui!

Setor Prosperidade.

Como chegar

Saindo de Vitória, tome a BR-101 em direção ao sul do estado até Iconha. Em Iconha tome as indicações para Vargem Alta. A saída para Vargem Alta não é bem sinalizada. Em Vargem Alta, siga as indicações para Cachoeiro de Itapemirim e Prosperidade. Assim que deixar a cidade, após o primeiro “trevo” saia à direita em direção a Prosperidade (sinalizado). Depois de passar pelo segundo trevo, siga por mais 1,3km até encontrar um pequeno curral à beira da estrada (à direita). Estacione o carro um pouco antes, em uma estrada vicinal. Depois é só atravessar o curral e subir o pasto em direção à pedra (5min.).

De Vitória são aproximadamente 130km (2h-2h30)

Para acessar a Parede do Tonho, passe a Parede de Prosperidade e entre na primeira saída à direita por uma estrada de chão. Siga por mais 750m e estacione o carro na estrada. A parede estará à esquerda, passando a cerca.

Mapa

Filtrar por

Melhor época

Entre maio e agosto.

Série Histórica de Precipitação Mensal (Cachoeiro de Itapemirim)

Série Histórica de Temperatura Mensal (Cachoeiro de Itapemirim)

Sol/sombra

Prosperidade: sombra pela manhã. Tonho: sombra o dia topo.

Rocha

Mármore com xisto.

Proteção

Todas as vias estão protegidas com chapeletas e chumbadores de 3/8 com parada dupla. Não remover os mosquetões das vias.

Equipo

Uma corda de 50m, lona, 10 costuras e capacete.

Insetos

Carrapatos, bicho do pé abelhas e mosquitos!

Henrique na via "Pio da Coruja"(7a).

Número de vias por setor

Número de vias por dificuldade (Prosperidade)

Número de vias por dificuldade (Tonho)

Croqui

Eldorado (8a/b). Foto: Yasmin.
Eldorado (8a/b). Foto: Yasmin.