Entrar na Espanha é, teoricamente, bem fácil. Basta ter um passaporte válido para o período da estadia e mais alguns documentos. Há alguns anos, o governo espanhol andou apertando a entrada dos brasileiros na Espanha, mas recentemente os dois governos andaram entrando em um acordo e o acesso voltou a ficar mais tranquilo. Embora a Espanha faça parte da Comunidade Europeia, cada país tem sua autonomia e regra para aceitar cidadãos fora do bloco. Para os brasileiros, além do passaporte válido para o período de estadia, são exigidos: a passagem de ida e volta; comprovante de reserva de hotel (ou camping) ou carta-convite para o período; seguro saúde internacional; e comprovar que tem dinheiro suficiente para passar o período.
Teoricamente esses são os documentos exigidos, mas na prática, os a gentes da migração só exigem o passaporte, mas vale lembrar que se não tiver qualquer um desses itens é motivo para não ser aceito no país.
Mais infos: http://consuladobrasil.es/requisitos/
A melhor porta de entrada para quem vai do Brasil para a região da Calalunya (e Aragón) é por Barcelona que fica a apenas 2h30 de Siurana/Margalef e 3h de Rodellar.
Há um voo direto da Singapore Air Line que faz São Paulo – Barcelona (em 2013). Senão, há outras opções como São Paulo – Paris – Barcelona (Air France), São Paulo – Lisboa – Barcelona (TAP) ou ainda São Paulo – Ansterdã – Barcelona (KLM).
Para maiores infos: http://www.kayak.com.br/
Felipe Alves na via Bistec de Bíceps (8c), setor L´Olla, Siurana.
Siurana foi, e ainda é, a Meca da escalada esportiva mundial. Nos anos 90, Siurana foi o point de escalada mais badalado de toda a Europa. Era ali que grandes nomes da escalada mundial se encontravam para testar os seus limites. Atualmente, Siurana ainda é o destino preferido de muitos escaladores, embora há quem não goste muito por ser uma área com vias mais duras e escalada mais técnica.
De Barcelona para Siurana a melhor opção é alugar um carro. No aeroporto de Barcelona e na estação central de Barcelona há diversas locadoras de veículos à escolha.
Para dirigir na Espanha é preciso ter (1) o passaporte, (2) CNH e (3) cartão de crédito internacional. Teoricamente, é necessário ter a carteira de motorista internacional que é nada mais do que a carteira de habilitação traduzida em várias línguas. As locadoras de veículo não exigem a carteira internacional para fazer a locação, mas lá dentro no contrato, em letras pequenas, está escrito que para dirigir precisar ter a carteira e que caso seja parado pela polícia e o policial exigir, ele está no seu direito. O policial pode alegar que não entende o que está escrito na carteira e te levar para delegacia para fazer as devidas averiguações.
Para chegar em Siurana, via Barcelona, a melhor opção é pegar a saída para Teragona via C-32, depois a AP-7. Em Tarragona, em vez de entrar para a cidade siga as placas para Reus via T-11. Novamente, não entre em Reus e siga contornando a cidade pela T-11 e depois pela N-420 até a saída para Les Borges del Camp. Essa saída é um pouco difícil de ver, por isso é bom prestar atenção quando estiver saindo de Reus para não passar pela entrada. Passando por Les Borges del Camp, via C-242, siga sempre pela principal passando por Alforja e depois seguindo as placas para Cormudella del Montsant que é o vilarejo que fica aos pés de Siurana. Assim que sair da Cormudella del Montsant, tome a 2a saída a direita para Siurana. Depois é só seguir sempre pela principal até o vilarejo de Siurana.
Os gringos adoram o inverno europeu para escalar em Siurana, principalmente o final do inverno, mas para nós brazucas, não sei se é a melhor opção por não estarmos tão acostumados com as baixas temperaturas. Transformando em números, os gringos gostam de escalar a 5-10 graus para garantir maior aderência. Por outro lado, no verão, ou em períodos mais quentes, o calor pode ser um empecilho, uma vez que os principais setores pegam bastante sol.
Uma corda de 70m, umas 15 costuras e lona.
A melhor opção para fazer um rancho é comprar tudo em Reus que é maior cidade mais próxima. Em Cormudella del Montsant há uma padaria e um mercadinho pequeno.
No Camping Siurana é servido comida quente e lanches a preços acessíveis.
Sílvio “Coisinha” na via Rata Arraconada (7c), Setor Racó de Missa.
Calcáreo. As vias de Siurana são em geral vias de placa levemente negativas com bastante batentes e regletes. As vias também tendem ao bloc com muita escalada técnica. A graduação também é um pouco mais dura por ser uma escola antiga.
O lugar mais perto dos setores para se ficar é com certeza no Camping Siurana, administrado pelo famoso escalador Toni Arbonés. O local oferece uma ampla área de camping, bungalows, chuveiro (nem sempre quente), banheiro, internet e um restaurante onde é servido lanches, cafés e refeições.
Muita gente que vem de “furgo” costuma estacionar no estacionamento de Siurana e ficar por lá mesmo. O único problema é que não há água nem banheiro.
Um dos grandes problemas de Siurana e de outras áreas de escalada desta região é o descarte do número 2. Há muito papel higiênico jogado no chão e dejetos ao ar livre. Por isso é imperativo enterrar as necessidades fisiológicas! Levar um pazinho!!!!
Há dois guias de escalada de Siurana. Um guia mais tosco editado pelo escalador Toni Arbonés que pode ser encontrado no Camping Siurana e outro melhor editado pelos escaladores Natalia Campillo & David Brasco. A vantagem do guia do Toni é que no final há o croquis de Racó de la Missa, mas no resto o outro guia é bem melhor.
Toni Arbonés
Natalia Campillo & David Brasco.
Saindo de Barcelona, a melhor opção é pegar a auto-estrada (AP-2) em direção a Llerida e pegar a saída para L´Albi. A AP-2 é uma auto-estrada com pedágio. Na saída para L´Albi, em vez de ir para a ciade vire à esquerda em direção a El Vilosell pela LP-7013, passando por La Pobla de Cervoles até o entrocamento com a C-242. No entroncamento pegue à direita, para esquerda vai para Ulldemolins. Siga pela C-242 em direção a Bellaguarda e antes de Bellaguarda vire à esquerda em direção a Margalef e La Bisbal de Falset.
Vale lembrar que Margalef é uma cidade muito pequena, então não aparece nas placas ao longo da estrada, por isso é preciso se orientar por outras cidades maiores como Bellaguarda e La Bisbal de Falset.
Saindo de Siurana também é possível de chegar em Margalef (1h). Assim que sair na C-242, em vez de virar para Cormudella de Montsant, vire à direita em direção a Ulldemolins e depois em direção a Bellaguarda. Antes de chegar em Bellaguarda, vire à direita em direção à Margalef e La Bisbal de Falset.
As condições para escalar em Margalef são as mesmas de Siurana.
Uma corda de 70m e umas 15 costuras.
Em Margalef não há grandes opções de compras. Por isso, o melhor e vir abastecido de comida. No vilarejo há uma pequena padaria, mas não nem placa na entrada. É preciso perguntar para as pessoas onde fica…
Conglomerado. O conglomerado de Margalef é de primeira qualidade. A maioria das agarras são em buracos e batentes, muito raramente os seixos são as agarras. As vias são em geral longas e com muita continuidade.
Há basicamente duas opções de acomodação em Margalef.
O refúgio El Racó de la Finestra em Margalef que fica na Carrer Caretera, 7 (na rua principal que passa junto ao rio). O local oferece banho quente, dormitório compartilhado e para casal, além de refeições e café da manhã. O refúgio foi recentemente remodelado, então todas as instalações estão bem novinhas.
A segunda opção é acampar (free) na represa de Margalef. O local é o point preferido do pessoal que vai de furgo.
Em Margalef não há posto de gasolina! Assim como não há caixa eletrônico!
Basicamente as escaladas em Margalef podem ser divididas em 2 grandes áreas. Uma área ao norte, entorno da represa de Margalef e uma área mais perto de Margalef. Há também algumas escaladas nos arredores da cidade de Margalef.
A área norte é onde se concentra a maioria das vias. O setor mais famoso dessa área é o El Laboratori onde fica a via First Round First Minute. Para os mortais, o setor Racó de les Espadalles é uma excelente opção.
Na área sul, próximo de Margalef o setor mais famoso é com certeza o Racó de la Finestra, onde fica uma outra via famosa, Gancho Perfecto!
A última versão do guia de Margalef tem a capa VERDE! Este é um guia bem simples, porém super útil, editado por uns dos principais equipadores da região Jordi Pou. O guia pode ser encontrado no refúgio El Racó de la Finestra em Margalef. Como o material é xerocado, vale a pena conferir todas as páginas! Às vezes, falta umas páginas….
Vista geral de Rodellar com os setores Gran Bóveda, Pince Sans Rice e Delfín.
Para chegar em Rodellar por Barcelona, a melhor opção é pegar a auto-estrada A2 em direção da Lleida e depois a A-22 em direção a Huesca. Antes de chegar a Huesca, pegar a saída para Abiego (A-1299), depois para Bierge (A-1227) e em Bierge pegar a HU-341 para Rodellar. Pelo fato de Rodellar ser um destino turístico, o trecho de Abiego até Rodellar é bem sinalizado.
A melhor época para se escalar em Rodellar é durante o verão e o outono. Na primavera dependendo das chuvas, já é possível de se escalar. O verão é o auge de Rodellar e o pico fica super crowd por causa das férias escolares. No outono o movimento diminui e a temperatura caiu um pouco. Teoricamente é a melhor época para se escalar até a chegada das primeiras chuvas de outono quando começa escorrer água pelas chorreras encerrando a temporada.
Uma corda de 70m e umas 18 costuras.
Rodellar, por ser um destino turístico conta com uma boa infraestrutura. Há restaurantes, bares e mercadinho.
Calcáreo. Por ser um point muito frequentado, as agarras em geral estão bem polidas. O estilo de escalada é bem atlético em paredes bem negativas com longas remadas de agarra boa para agarra boa.
Em Rodellar há diversas opções de acomodação:
O local é um camping com bungalows, restaurante e pub ao mesmo tempo. Com certeza é o point da galera durante o verão. A dica do local é a lasanha que é servida à noite.
Outra opção para quem busca um pouco mais de sossego. Além da área de camping, ainda há bungalows para alugar. O local oferece, banho quente, serviço de lavanderia, wi-fi e um restaurante onde é servido lanches e refeições. Na recepção há também um pequeno mercadinho.
Camping El Puente
Esse é outro camping em Rodellar, mas que fica um pouco longe do povoada.
Além desse lugar, ainda há a opção do furgo e também alguns hotéis mais aconchegantes.
Guia de Escaladas en Rodellar de Maria Torres et al.
Carrer Roger de Llúria, 77
De longe a melhor e maior loja de escalada.
Carrer de la canuda, 20
Fica numa travessa com a famosa La Rambla na altura da Plaza de Catalunya.
Carrer Gran Via, 527
Carrer Rocafort, 135
Um pouco longe do centro, mas vale o pulo.
Há uma pequena lojinha (Goma II) na avenida principal de Cormudella de Montsant onde há o básico e um serviço de ressola.
No camping Mascún há uma lojinha que vende sob encomenda.
Não há loja em Margalef.
Ronda de la Indistria 1-3 Nave K
Outlet! Questão de sorte!
Siurana
Margalef
http://www.planetmountain.com/english/rock/crags/falesia.html?idfalesia=106
http://klimbingkorns.de/road-trip-to-margalef-spain/
http://www.mountainproject.com/v/margalef/106631762
http://ilviaggio1972.blogspot.com.br/2012/01/volta-casa.html
Rodellar
http://www.escaladalivre.com.br/chegando-em-barcelona/
Pôr do sol em Siurana.
Copyright © 2007-2024. naokiarima.com.br. Todos os direitos reservados.