15 anos do site!

Este ano o site naokiarima.com.br está “debutando” e completando 15 anos de existência! É impressionante como o tempo “passou voando” nesses últimos anos.

O site nasceu em meados de 2007 e desde então “o mundo virtual” deu muitas voltas. Naquela época, blog era uma coisa que ainda estava “engatinhado”. O Orkut tinha acabado e o Facebook nem existia. Depois veio o boom dos blogs. Todo mundo tinha um blog. Ai surgiu o Facebook, mais recentemente o Instagram e os blogs praticamente entraram em “extinção”.

Internamente, o site também passou por várias reformulações ao longo dos anos. No início, a parte da fotografia tinha mais espaço, mas hoje, com IG, a seção acabou ficando um pouco de lado; o blog também passou por algumas mudanças. No começo, as postagens eram mais sucintas, mas atualmente tenho escrito mais, mesmo sabendo que os textos estão longos demais; já a seção croquiteca tem se mantido fiel a ideia original. Aliás, o maior volume de acesso ao site é para esta seção, principalmente das vias do Rio Grande do Sul. Por isso, mesmo morando longe, tento, na medida do possível, me manter atualizando, seja nas minhas idas esporádicas ou pelas colaborações dos leitores que enviam atualizações e correções.

Falando em colaboradores, faz-se necessário agradecer os mais de 100 leitores diários que “pousam” no site por algum motivo. Algumas pessoas aparecem para ler os meus relatos e mentiras, outras em busca de informação para o final de semana. E nessas idas e vindas, algumas pessoas acabam interagindo comigo pelos canais, seja para elogiar, agradecer, criticar ou corrigir.

Em termos técnicos, outra coisa que mudou ao longo dos anos foi o servidor do site. No início, o site ficava hospedado num servidor local (Brasil), mas a medida que o foi ganhando conteúdo e ficando mais pesado, nos servidores locais começaram a “pedir água” e tive que migrar para um servidor gringo que aguenta mais o tranco. Acho que atualmente o site tem mais de 10 GB de dados (mais de 4000 fotos e figuras). O problema de manter o site num servidor gringo é que a conta vem em dólar e com esse câmbio está ficando cada vez mais pesado. Tenho pensando em algumas soluções, mas por hora ainda sem definições.

Nessa mesma linha, aos curiosos, o site é totalmente gerenciado no WordPress (.org) e usando o plug in Elementor Pro para diagramação. Os croquis são desenhados no Adobe Illustrator e as fotos editadas no Adobe Lightroom.

Por hora, muito obrigados a todos os leitores do site! Vida longa para este espaço!

Redigindo…

Comentários

3 respostas em “15 anos do site!”

Obrigado por se dedicar e nos oferecer uma fonte de conhecimento tão especial, um legado para a escalada mundial, abraço Japa!

Grande Afetones! Coincidentemente tb faz 15 anos q nos conhecemos lá no Moreno. Parceria de longa data e de mtas roubadas. Que assim continue!!!

Parabéns pelo blog Japa. Adoramos acompanhar as novidades semanais.
Conteúdo top demais.
Valeu por compartilhar as informações e experiências.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: