Pequeno susto sem grandes consequências, mas fica o alerta.
Ocultei o nome das pessoas para preservar a imagem, mas os envolvidos são escaladores experientes com mais de 10 anos de escalada.
Segue o relato postado na lista da ACE:
Incidente bobo, mas que poderia dar m…
No domingo ao me posicionar para dar seg pro Escalador X na Trem da Alegria sai um pouco pro lado e pra cima da base da via para fugir do sol que tava fortaço.
Quando ele chegou no crux vi que não estava bem e resolvi retornar para a base.
Desloquei o freio automático para baixo (nesta posição a corda passa mais fácil mas o freio é acionado se houver queda) e comecei a descer lentamente para não atrapalhá-lo. Por um instante fui olhar onde estava pisando. Neste momento ele caiu e minha reação instantânea foi travar a corda com a mão que estava livre. Além da queda normal ele desceu suavemente mais uns 3m enquanto a corda queimava minha mão, depois o freio travou a queda.
Tirando umas bolhas na mão, nada mais sério aconteceu.Onde errei:
1. Mal posicionado para dar seg.
2. Melhor seria não ter saído de onde estava, mesmo estando mal posicionado.
3. Não deveria ter facilitado a passagem da corda pelo freio para me deslocar e sim ter dado mais um metro de corda antes de me reposicionar.
4. Não deveria ter tirado os olhos dele por momento algum.
4. O fato de ter freiado parcialmente a corda com a mão fez com que freio demorasse um pouco mais para ser acionado.O susto foi grande, mas ainda bem que as poucas bolhas não estouraram. Basta ficar uns dias sem escalar.
Climb smart!