Escaladora trabalhando um 8b no setor Chateau.
Aqui perto de Céüse, a uns 40km, tem uma área de escalada que se chama Orpierre. A primeira vez que eu ouvi falar desse lugar foi pelo Kava que foi enfático ao dizer que o lugar era uma merda. Depois, ouvi a mesma coisa de outras pessoas.
Como estávamos no terceiro dia de escalada e não estávamos a fim de caminhar 1h morro acima, resolvemos fazer algo diferente e arriscamos no tal Orpierre, mesmo com a fama ruim. Afinal de conta, lá são “só” 10 min de caminhada até a base das vias.
Se você está escalando na melhor falésia do mundo, qualquer outra falésia é mais ou menos, isso é fato. E Orpierre, infelizmente, fica ao lado da melhor falésia do mundo. Então quem vai lá, acha sem graça e acaba falando mal naturalmente. Mas pelo que eu vi e escalei, garanto que Orpierre é melhor que muitas falésias que tem por ai. E se essa falésia fosse no Brasil, com certeza seria um dos melhores lugares para se escalar. A infelicidade de Orpierre é que ele fica ao lado de Céüse…
Ok, nem tudo são flores em Orpierre, há setores ruins, onde prevalecem vias de aderência que são perfeitas para quem está começando, mas o setor chamado Chateau, com mais de 80 vias, é absolutamente incrível. Lá tem vias de 25-30m, negativas de agarras boas em tacos. Diria que a maioria das vias são de “descontinuidade”. Ou seja, escala um pouco, descansa numa agarra boa, faz um boulder, descansa de novo. Bem diferente das vias de pura continuidade de Céüse.
Centrinho de Orpierre.
Orpierre também merece o mérito por ser uma cidade voltada para a escalada. Lembra um pouco Arco na Itália pelo envolvimento da cidade em prol da escalada, mas em uma proporção menor.
Na praça central de Orpierre, e a apenas 10min das vias, há uma loja de escalada que é maior que muitas lojas por ai e com uma variedade muito boa. Se for considerar a população de Orpierre com o tamanho da loja, seria uma Decathlon da vida.
Diria que, se você estiver em Céüse, cansado da trilha, de tomar laço das placas e com a auto-estima em baixa, vá para Orpierre fazer algo diferente e mandar umas vias negativas de agarra. Garanto que vai se divertir bastante.
Setor de escalada ao fundo.
E sobre a história do Kava, eu acho que ele não conheceu o setor Chateou, pois pelo que eu conheço dele, se estivesse ido para o Chateou, teria uma outra opinião sobre Orpierre!
Alguém sabe onde fica Orpierre?