logo@2x
Pesquisar
Close this search box.

Orpierre, a falésia injustiçada

 

Escaladora trabalhando um 8b no setor Chateau.

Aqui perto de Céüse, a uns 40km, tem uma área de escalada que se chama Orpierre. A primeira vez que eu ouvi falar desse lugar foi pelo Kava que foi enfático ao dizer que o lugar era uma merda. Depois, ouvi a mesma coisa de outras pessoas.

Como estávamos no terceiro dia de escalada e não estávamos a fim de caminhar 1h morro acima, resolvemos fazer algo diferente e arriscamos no tal Orpierre, mesmo com a fama ruim. Afinal de conta, lá são “só” 10 min de caminhada até a base das vias.

 Se você está escalando na melhor falésia do mundo, qualquer outra falésia é mais ou menos, isso é fato. E Orpierre, infelizmente, fica ao lado da melhor falésia do mundo. Então quem vai lá, acha sem graça e acaba falando mal naturalmente. Mas pelo que eu vi e escalei, garanto que Orpierre é melhor que muitas falésias que tem por ai. E se essa falésia fosse no Brasil, com certeza seria um dos melhores lugares para se escalar. A infelicidade de Orpierre é que ele fica ao lado de Céüse…

 Ok, nem tudo são flores em Orpierre, há setores ruins, onde prevalecem vias de aderência que são perfeitas para quem está começando, mas o setor chamado Chateau, com mais de 80 vias, é absolutamente incrível. Lá tem vias de 25-30m, negativas de agarras boas em tacos. Diria que a maioria das vias são de “descontinuidade”. Ou seja, escala um pouco, descansa numa agarra boa, faz um boulder, descansa de novo. Bem diferente das vias de pura continuidade de Céüse.
_DSC1172

Centrinho de Orpierre.

Orpierre também merece o mérito por ser uma cidade voltada para a escalada. Lembra um pouco Arco na Itália pelo envolvimento da cidade em prol da escalada, mas em uma proporção menor.

Na praça central de Orpierre, e a apenas 10min das vias, há uma loja de escalada que é maior que muitas lojas por ai e com uma variedade muito boa. Se for considerar a população de Orpierre com o tamanho da loja, seria uma Decathlon da vida.

Diria que, se você estiver em Céüse, cansado da trilha, de tomar laço das placas e com a auto-estima em baixa, vá para Orpierre fazer algo diferente e mandar umas vias negativas de agarra. Garanto que vai se divertir bastante.

_DSC1168

Setor de escalada ao fundo.

E sobre a história do Kava, eu acho que ele não conheceu o setor Chateou, pois pelo que eu conheço dele, se estivesse ido para o Chateou, teria uma outra opinião sobre Orpierre!

_DSC1151

Alguém sabe onde fica Orpierre?

 

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.