Zé trabalhando o boulder da saída da via “Progresso” (Projeto).
Toda vez que passava pela cidade de Venda Nova do Imigrante na serra do ES ficava intrigado com uma coisa: numa região tão montanhosa como aquela, numa das cidades mais importantes do estado, por que não tem escalada lá? Será que esses gringos só querem saber de trabalhar e ganhar dinheiro?
Recentemente o Amaral, escalador da capital, se mudou para a cidade de Venda Nova e começou lecionar no IFES como professor de educação física. Lá dentro, o “professor Amaral” começou a trabalhar duro para trazer a escalada para dentro da escola. E nas horas vagas, ele começou a explorar a região em busca de pedra virgem, já que na região só há uma meia dúzia de vias tradicionais.
Com o tempo ele foi achando algumas falésias interessantes e nesse final de semana, ele e o Chuck me convocaram para começar a trabalhar numa nova área. Convidar para beber cerveja na beira da piscina ninguém convida, mas para passar calor, fazer força e trabalhar…
Tatoo.
Rock, rope, sky!
A falésia é relativamente pequena e lembra muito a falésia de Furlan. O lado ruim dessa pedra é que ela fica perto de uma pedreira abandonada, isso dá um certo ar “deprê” para o lugar. Inclusive a primeira via que abrimos, a “Progesso”, passar em parte por rocha natural e em outra por rocha detonada pela extração. É um escalada muito estranha e muito dura!
A segunda e a terceira via que abrimos é a Cor sim (7b) e a Cor não (projeto). Acho que é a linha mais óbvia de todo o bloco e transcorre por uma grande laca natural intercalando por lances de agarras. Até onde a minha memória consegue buscar, essa via é, com certeza, um dos sétimos mais estéticos e agradáveis do ES. Se liguem nas fotos!
Zé equipando a via “Cor sim” (7b).
Chuck provando o crux da via “Cor Sim” (7b).
O setor ainda possui potencial para pelo menos mais umas 5 vias, todas bastante exigentes.
Em breve teremos mais betas sobre o point!
Croqui
Agradecimento ao Amaral, Denise e Chuck pelo convite. Belo presente chamar os amigos para trabalhar… E também ao Zé por ter dividido o sol escaldante na pedra!
Prosa.
Lenha.
Também gostaria de desejar a todos os 200 leitores diários que visitam o site um Feliz Natal e que o Papai Noel seja muito generoso esse ano!
See you!
ATUALIZAÇÃO: No dia seguinte, domingo, o Amaral e o Chuck voltaram à falésia e abriram mais 3 projetos. Logo, o setor conta com 6 vias no total!.
Uma resposta em “Conquista em Venda Nova”
[…] partir deste projeto, a cidade de Venda Nova entrou para o mapa da escalada capixaba com o desenvolvimento de novas áreas de escalada, assim como o surgimento de uma nova safra de escaladores locais. E um dos frutos deste projeto foi […]