Curso Wilderness Medical

Este final de semana não teve escalada, mas foi tão cansativo quanto, pois participei do curso de resgate em áreas remotas de 16h da Wilderness Medical Associates Brasil, ministrada pela instrutora Samanta Chu.

Este era um curso que sempre me despertou interesse pela importância e potencial aplicabilidade direta nas nossas atividades de lazer nas áreas de montanha. Ao longo de mais de 27 anos de vivência na montanha, já tive algumas ocasiões onde fui a vítima e em outras, auxiliei outros em apuros. Além disso, o meu último curso nessa área foi a uns 15 anos atrás quando fiz um curso de Salvatagem, ou seja estava mais do que nunca precisando de uma reciclagem.

Já sabia da existência desse curso, mas sempre acontecia fora do estado. No entanto, pela primeira vez, o curso foi trazido pela Planeta Vertical ao Espírito Santo com o apoio da Associação Capixaba de Escalada (os sócios em dia tinham direito a um desconto).

Exercício em aula.
Aula prática
Cena bastante comum nas nossas montanhas.

É claro que um curso de dois dias, mesmo sendo bastante intenso e prático, não consegue nos transformar num resgatista, mas pelo menos ajuda a conseguir tomar boas decisões em situações de crise e agir de forma direcionada para tentar resolver problemas críticos.

Eu acho que a grande lição desse curso é que o segredo está em não chegar num ponto onde o resgate seja necessário. E o segredo para isso se chama planejamento e estudo prévio. Aquela coisa de planejar riscos, assumir riscos e mitigar riscos! Pois para mim ficou claro que em áreas remotas, qualquer tipo de resgate demanda tempo e poucos recursos.

Aula prática com o “cotoco”.
Eric devidamente empacotado!

Infelizmente, um curso de qualidade como este é um investimento elevado, mas acho muito importante que todo praticante de atividade ao ar livre tenha as noções básicas para saber atuar em situações de crise, pois muitas tragédias podem ser evitadas com um pouco de conhecimento, mesmo tendo recursos limitados.

A minha recomendação é que cada clube ou entidade se organize para tentar viabilizar um curso desses na sua região. Eu acho que o ganho que se tem é imensurável, principalmente numa situação de crise.

Alguns participantes do curso.

Por fim, preciso agradecer e elogiar a nossa instrutora “Chu” pela competência e capacidade em passar todo conhecimento de forma bastante objetiva em tão pouco tempo.

Carteirinha.

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.