Retrospectiva 2016

^ Poul na via Castelo Ra-Ti-Bum (6o SUP) em Apeninos, Castelo.

Esses dias, numa roda de conversa entre os escaladores locais, alguém levantou a seguinte pergunta:

O que aconteceu de importante na escalada capixaba em 2016?

O fato é que ninguém conseguiu responder direito a pergunta e ficou no ar a sensação de que o ano foi um pouco morno, sem grandes realizações e nem conquistas…

Da minha parte, posso dizer que realmente o ano foi apático mesmo. Tivemos algumas conquistas e cadenas importantes, assim como alguns eventos, mas nada inédito ou surpreendente. Acho que 2016 foi um ano de descanso. Ou talvez a calmaria que antecede a tempestade.

Eu pelo menos espero muitas coisas para 2017. Tenho muitos planos em mente para o ano que vem e confesso que estou muito empolgado para colocar em prática tudo que almejo. O que ajuda é que aqui tem montanha e montanhistas motivados, o que facilita muito os projetos.

Mas voltando ao ano das vacas magras, resgatei do blog alguns highlights para relembrar como foi o ano que está quase acabando.

A Parede dos Sonhos em Itarana recebeu nesse ano algumas adições interessantes. Com destaque para as vias Boa Noite Cinderela e Vivendo o Sonho. Isso sem contar mais dois projetos que não foram concluídos em 2016, mas que em 2017, com certeza serão concluídos!

Em maio aconteceu no mesmo Bat canal a tradicionalíssima Abertura da Temporada de Escalada do Espírito Santo em Castelo. Para mim, pelo menos, esse é o evento mais bacana que tem por reunir uma galera legal num local alto astral. Com certeza, em 2017 retornaremos lá novamente!

Na mesma cidade de Castelo, concluímos, Afeto, DuNada e eu um antigo projeto. Finalmente terminamos a via “Na Flor da Idade” na Pedra da Bandeira! Para 2017 a ideia é voltar lá para livrar a via e abrir uma variante mais bacana no headwall final!

A turma do Ed também não deixou 2016 passar em branco e deu o ar da graça por terras capixabas. A adição para esse ano foi a via Espírito dos Gerais na Pedra da Lavra.

Pelo segundo ano consecutivo tivemos a edição do Festival de Boulder Serra Master na Sede da ACE na Serra. Diferentemente do ano anterior, esse ano tivemos uma final no formato IFSC. Quase levamos o galpão abaixo! Foi emocionante!

Lu buscando a agarra laranja, quase lá!

No campo da escalada esportiva, a única ascensão importante ficou por conta da via “Moedor de Dedo” (9b/c) em Calogi. A via foi equipada no início de 2016 e em meados do ano o forte escalador Felipe Alves fez o FA!

Um dia qualquer em Calogi.

Calogi também recebeu uma nova via tradicional no totem principal. Gillan, Afeto e eu concluímos a via “Força Aérea Urubu“, uma via tradicional com pitadas de esportiva. Ou será, uma via esportiva com pitadas de tradicional?

Afeto na 4a enfiada da via.

O tradicional encontro anual de escalada deste ano aconteceu na cidade de Itarana, distante a apenas 110km de Vitória. Infelizmente o evento deste ano foi bom morno, levando inclusive a organização do evento a repensar sobre a continuidade deste tipo de encontro.

Também, como de costume, fiz uma seleção das minhas fotos preferidas que foram publicadas neste ano no site. Clique e visualize em fullscreem! E também não deixe de visitar a minha Galeria de fotos para ver outras fotos!

[Modula id='18']

No mais, um feliz ano novo! Nos vemos na pedra!

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.