Matéria compilada do extinto site agarrassauro.com
01-06-2004 – DOIS OITAVOS NO IE-IÊ
Distante a apenas 75km da capital gaúcha, o Ie-iê, ou Morro do Cabrito como é mais conhecido pela comunidade local, é um grande morro testemunho com inúmeras faces de arenito virgem. Após anos sem conquistas, este point foi “redescoberto” pelos escaladores Eduardo Tondo, Henrique Cony, Leonardo Zavaschi e Eduardo Isaia Filho que no último fim de semana equiparam duas vias esportivas. Pegando no Musgão (8a) e Tiririca sem peruca (8b).
24-06-2004 – VINI MANDA PROJETO
O escalador caxiense Vinicius Todero mandou no último fim de semana um antigo projeto do Salto. Trata-se da via “The fat, the short and the ugly” (O gordo, o curto e o feio) situada atrás da queda d’água. A linha é uma variante da famosa “O dia que o coroinha disse basta” (9a) , porém com uma saída muito mais dura e lesiva. Segundo o escalador, a linha deve ser algo em torno de um 9a/b, sem se segurar na corrente (!).
24-06-2004 – COTIPORÃ RECEBE NOVA LIMHA
A mais recente área de escalada do estado conta agora com mais uma nova linha equipada pelos locais Éver e Ivan. Trata-se da via graduada em 8a. Mais uma opção para quiser conhecer este pequeno grande paraiso perdido da escalada.
24-06-2004 – LUCAS MANDA O HEREGE
O escalador local, Lucas Araujo encadenou um dos clássicos da Gruta de Caxias, o Herege (9a). Lucas vem se mostrando como uma grande promessa da escalada gaúcha com destaque nas competições e também na rocha. A final de contas o Herege é o Herege.
30-06-2004 – ARMAGUEDOM UPGRADE
Para quem não conhece, Armaguedom Upgrade (9c) é uma extensão da já consagrada via Armaguedon(9b/c), localizada na Gruta de Caxias. A via é caracterizada por uma longa seção num teto de aproximadamente 8m com passadas bolderísticas que “mina” o infeliz na força-resistência. E para piorar as coisas, uma das agarras malditas que derrubava os escaladores acabou de quebrar mais ainda, deixando a via muito mais difícil. No entanto para os locais Vinicius Todero e Roni Andres, nada disso impediu que eles mandassem esta dura linha. Provando mais uma vez a boa fase em que estão passando.
16-07-2004 – TRÊS CADENAS NO SALTO
Indiferentes ao frio que fez no findi passado, os escaladores Rafael Torres, Francisco Fianco (Chico) e Rafael Ramos (Canoas) subiram a serra gaúcha rumo ao conhecido point da galera, Salto Venenoso. E para provar de vez que o frio é um aliado para encadenamentos duros, o trio botou na cadena as vias Choradeira no discordá (8a/b), Anemia Ferropênica (8a) e Cerulite Abdominal (8a) respectivamente.
02-08-2004 – LILIAN MANDA UTENSÍLIOS DA IGREJA
Depois de muito malhar, Lilian Tsuhako (www.botasnomade.com.br) encadenou seu primeiro oitavo grau. A via, nada mais nada menos que a Utensílios da Igreja (8A), com sua saída boulderística no famoso teto da Gruta da Terceira Légua em Caxias do Sul. O feito foi no último sábado, dia 24 de julho, data inesquecível para Lilian, que ainda garante que este foi apenas o primeiro, uma vez que está pensando qual será o seu próximo oitavo a encadenar. Isto é fruto de muito treinamento, muita garra e persistência. Provando que o Rio Grande do Sul não está ficando para trás na escalada esportiva feminina.
26-08-2004 – MAIS DUAS PROPOSTAS DE NONO NA GRUTA
No fim de semana passado, o Caxiense Vinicius Todero realizou a 1a ascensão da extensão da via Armagedom (9c). A nova extensão conta com mais 6 proteções, tormando a via muito mais exigente.
Já na 4a feira, Vini, como é conhecido pela galera, voltou à Gruta e propôs um link entre as vias Braboleta e Apocalipse, numa bela linha em diagonal à esquerda. Segundo Vini, a via deve ficar em torno de um 9a.
01-09-2004 – RODRIGO MANDA UTENSÍLIOS
O escalador local, Rodrigo Hergert mandou no sábado, dia 28/08 a via Utensílios da Igreja (8a), diagonal à esquerda mais conhecida da Gruta de Caxias.
17-09-2004-ROAD TRIP CAÇAPAVA
Aproveitando o sol e o feriado de 7 de setembro, os escaladores caxienses Roni Andres (Guenoa), Giovani Ruffato, Dir e Rodrigo baixaram para a região da Pedra do Segredo em Caçapava do Sul. Lá, Andres mandou as vias Vertex (P. Abelha) e “Dominados pelo medo” (P. Segredo) ambas graduadas em 9a. Já o garoto revelação despachou a via Maktub (8a) na Pedra do Leão.
17-09-2004 – UM 8c/9a COM 4 PROTEÇÕES
O escalador caxiense Vinicius Todero (Kailash) liberou na Gruta uma antiga linha em artificial. Segundo ele, a via foi inicialmente liberada em top rope e posteriormente recebeu 4 proteções para ser guiada. A via ainda não tem nome, mas o grau sugerido é um 8c/9a. Mais concentrado do que suco de maracujá.
26-09-2004 – RODRIGO MANDA “BALÕES”
No último sábado, dia 25/09, o escalador caxiense mandou em apenas dois intentos a via Balões (8a) na Gruta de Caxias.
12-10-2004 – UM PRESENTE DE DIA DAS CRIANÇAS PARA O PEQUENO CHICO
O mais novo professor de filosofia da UPF aproveitou o feriado em sua homenagem para dar uma volta em Caçapava do Sul e de quebra mandou a via “A pressa é a inimiga da perfeição” (8a) na Pedra da Abelha.
18-10-2004 – CAXIENSE DE APENAS 15 ANOS MANDA UM 8c
O escalador caxiense Dioni Capelari de apenas 15 anos mandou na Gruta de Caxias a via Apocalipse (8c) e de quebra subiu toda a escadaria da Gruta de joelhos para pagar uma promessa que fez durante a cadena. Tá ai a maior prova de que idade não é documento para escalar bem. Basta motivação.
ERRATA – DO DIA 24-06-2004 – COTIPORÃ RECEBE NOVA LIMHA – Publicamos neste dia sobre a conquista de uma via em Cotiporã pelos nem tão locais Éver Somensi e Ivan Ferronato (ele são de Bento Gonçalves) grauada em 8a. Pois bem, a via se chama “O ateu” (7 pro+parada dupla) e está graduada em 8b/c e fica a direita da via Dark Side.
25-10-2004 – 8a AOS 13 ANOS
O escalador caxiense Mateus Scopel, de apenas 13 anos mandou sem dó nem piedade no último sábado, dia 23/10, a famosa diagonal à esquerda da Gruta, Utensílios da Igreja, graduada em 8a.
26-10-2004 – NOVA VARIANTE NO SALTO
Foi equipada no chamado setor novo do Salto Ventoso, a via O ESCARAVELHO, graduada em 7b/c (?). Segundo um dos equipadores, Anderson Cará, “a via na verdade é uma variante da Alegoria de Óculos, o que muda é a saída, um boulder +/- forte, do estilo da saída da Choradeira no Discordar e continuando reto até o final da Alegoria. Os outros equipadores foram os seus amigos, Jonas e o Tieppo. Já a primeira cadena foi do Jonas e repetida depois pelo Cará.
09-11-2004 – DOUGLAS MANDA “O HEREGE”
Como dizia um hermano: “Es un classico”. Assim pode ser definida a via “O herege”, graduada em 9a na Gruta de Caxias do Sul. E quem acabou de entrar um hall dos que mandaram esse clássico foi o escalador caxiense Douglas Araujo (Yazigi e Paiol) no dia 02 de novembro. Parabéns!
17-11-2004 – E A SAGA CONTINUA
Os irmãos Araújos, Lucas e Douglas (Paiol e Yázigi), de Caxias do Sul mandaram neste findi prolongado a via Premonição (8c) na Gruta de Caxias.
Já no Salto, no dia da Proclamação da República, Jóse Antonio Silva Ribeiro, vulgo Toni, mandou a via Bonzão Fortão de P. Grande (8c).
22-11-2004 – CONQUISTA E CADENAS
Os escaladores Moisés Oliveira, Tiago Melo e Marcelo Machado acharam uma brecha nas paredes do Behne e equiparam neste findi uma nova linha chamada “Ah, se meus pés falassem”. A linha fica ao lado da via Domínio do Homem e assim como esta via, a nova linha também é uma grande rampa sem agarras (!). Grau da via??? Eles acham que seja algo entorno de um 7c/8a. Confira as fotos da conquista no site da AGM.
Fonte: www.agmontanhismo.org
No Salto Ventoso, o Nego Zé voltou a atacar novamente. Toni mandou no último sábado as vias Anemia Ferropênica (8a) e Choradeira no Discordá (8a/b) – 2ª tentativa. MAS QUE TAL?
22-11-2004 -EDIÇÃO DA TARDE – MAIS CADENAS NO SALTO, IE-IÊ E COTIPORÃ
E as notícias não param de chegar à redação da Agência Sauro de Informações – ASI, confiram:
O escalador Vinicius Todero (KAILASH), velho cliente desta seção, mandou neste findi a via Eletroerosão (9a) em Cotiporã e de quebra mandou a via “O ateu”, à vista e decotou para 8a, talvez 8b a via.
No mesmo dia, Douglas Araujo (Caxias do Sul) despachou também as vias “O ateu” e Eclipse (8a). No dia anterior, Douglas também mandou a via “Sova no Pau de Arara” (8b) no Salto Ventoso.
Enquanto isso, o canoense Rafael Ramos que erroneamente foi citado neste site várias vezes como “Marcelo” mandou o seu 3° oitavo ao encadenar “Tiririca sem Peruca” (8a) na 3ª tentativa no Ie-iê.
24-11-2004 – GIOVANI RUFFATO MANDA VERTIGEM
O caxiense Giovani Ruffato mandou no último findi a via Vertigem, graduada em 9b, na Gruta de Caxias. Para quem não conhece a via, a linha é considerada como uma das mais bonitas da Gruta pela sua extensão, 22m de puro negativo com um crux de reglete no meio e passadas de equilíbrio no final. E quem não quem não conhece a fera que mandou a via, basta prestigiar o evento deste fidi que o gurizinha estará marcando presença e surpriendendo muito boi velho.
01-12-2004 – CADENAS, CADENAS, CADENAS, CADENAS
O fim de semana, diferentemente do findi passado, foi marcado por muitas cadenas, confiram:
O Caxiense Roni Andres baixou no Salto no domingo de manhã só pra mandar “Homem não Chora” (9c) e saiu de lá provando que homem não leva desaforo das vias.
Já o escalador Toni ou “Magnésio Líquido”, mandou o seu primeiro 9a ao mandar Premonição (9a) na Gruta. De quebra ainda mandou a via Apocalipse (8c) na 2ª tentativa.
No mesmo dia, o escalador local Rodrigo também mandou a via Apocalipse (8c).
E por último, o cliente da casa Giovani Ruffato mandou ver a via “Uglo, o Anti-social” (8a) no Salto e “Animal” (8a) na Gruta.
09-12-2004- PRIMEIRO 8C FEMININO NO RIO GRANDE DO SUL
No fim de semana passado, a escaladora caxiense, LILIAN TSUHAKO realizou a primeira repetição feminina da via APOCALIPSE (8C) na Gruta da Terceira Légua.
A escaladora confessa que passou a semana inteira só pensando em cada passada da via e chegou a acordar às 6h da manhã de sábado para ir à Gruta e concentrar-se para encadenar.
Contudo, Lílian diz que as pessoas devem respeitar e valorizar mais a escalada feminina no estado.
14-12-2004 – TONI MANDA O SEU SEGUNDO NONO
Após um dia de trabalho, o escalador portoalegrense José Antonio Silva Ribeiro (Toni), voltou no dia seguinte à base da via “O herege” na Gruta de Caxias e aos gritos de incentivo da torcida despachou com solidez este clássico graduado em 9a.
Parabéns!
15-12-2004 – SCOPEL MANDA APOCALIPSE
O escalador caxiense Mateus Scopel de apenas 13 anos encadenou na quinta-feira – 09/12, a via Apocalipse (8c) na Gruta de Caxias.
23-12-2004 – NOTÍCIAS DA SERRA
O escalador caxiense Douglas Araujo (Paiol, Yazigi, Pranadar), dando continuidade a sua evolução na escalada, num dia inspirado, encadenou no mesmo dia 16 de dezembro, no Salto Ventoso, as vias Tudo meu no Grande Uno (8b/c), Demônio Caronte (8c) e O Beijo da Gorda (8b), todas na segunda entrada. Ta fluindo.
No mesmo dia, o escalador Pedro Rambor encadenou seu primeiro oitavo grau ao mandar de segunda a via Celulite Abdominal (8a).
E pra finalizar as cadenas do dia, o escalador local Anderson Cara entrou bem concentrado e mandou na primeira tentativa a via Beijo da Gorda (8b).
Colaboração: Douglas Araujo
27-12-2004 – CADENAS NA GRUTA E 1ST ASCENT NO BEHNE
Pelo jeito o Papai Noel foi gordo para muitos escaladores, pois o Natal foi marcado por muitas cadenas, incluindo uma primeira ascensão. Confira o que rolou:
Na Gruta, Giovani Rufatto, por ter se comportado muito bem este ano, ganhou as vias “Vingança do Deficiente” (8c), Portal das Ilusões (9b) e Pialo (8a). Já o seu colega de escalada Rodrigo, mandou o seu 1° nono ao encadenar a via Premonição (9a).
E para fechar o ano, Chico (Francisco Fianco) enfim mandou a via Utensílios da Igreja (8a). Demorô mas saiu. Quanto maior o esforço mais saborosa é a conquista.
No Behne, o findi foi marcado pela 1ª ascensão da via “Se meus pés falassem” pelo escalador canoense, Rafael Ramos. As ascensões subsequentes foram dos escaladores Naoki Arima, Daiti Hamanaka e Guilherme Zavaschi. Quanto ao grau, os 4 acreditam que seja um 8a de rampa. Segundo Naoki Arima, “tendo os betas a via pode sair muito rápida. Claro, desde que se encaixe nas passadas. Agora, se entrar on-sight sem betas e sem marca de magnésio, poder ser que nem passe da 1ª costura.”
Colaboração: Rafael Ramos e Giovani Ruffato