O bom filho à casa torna

_DSF9047-Editar-3

As montanhas de Caxixe, Castelo.

Já se passaram quase um ano desde que nós, eu, Afeto e DuNada, finalizamos a via “A última Cartada” na Pedra São Luis em Castelo. Para ler mais sobre a via, clique aqui. Para ler a postagem sobre a investida final, aqui! E para ver o filme que o Afeto editou sobre a conquista, aqui!

E desde o dia que concluímos a via sempre comentávamos que, em breve, voltaríamos à via para escalar ela mais leve, sem o peso do material de conquista, e assim curtir um pouco mais a escalada em si. Afinal de conta, conquistar é uma coisa que não tem nada a ver com escalar. É um outro mundo totalmente diferente!

O tempo passou e as agendas não batiam nunca até que no último final de semana, tudo convergiu para voltar à via ao melhor estilo “fast and light”.

No sábado, chegamos, eu e o Afeto na região de Castelo e de cara nos relembramos da hospitalidade da família Lakini (e não Laquini) que sempre nos ajudou na conquista da via. Chegamos para dar um “oi” e saímos de lá almoçados para a escalada da tarde. Objetivo da tarde? Conquistar uma fendinha ali perto mesmo só para “soltar os músculos”.

_DSF8883-Editar

Preparando os equipes para a aproximação…

A tal fendinha fica na face norte da Pedra São Luis, junto a estrada que leva ao cume da montanha. E tem uma aproximação ridícula de 1m até a base da pedra. Ali abrimos duas vias muito interessantes, a Fissura Atômica (5o) e o Diedro Atômico (5o). O nome é em homenagem as formigas atômicas que ficam na base e picam o segue!

Dentre as duas, a fissura é a mais massa de todas, pois segue por uma fissura de mão perfeita até um platô, onde a via muda de estilo e passa a ficar mais “interessante”. Já o diedro é um prêmio ao estilo, “já que está ai, vai você também!”

_DSF8897

Provando a via “Diedro Atômico” (5o). Foto: Caio Afeto.

_DSF8930-2

Pedra São Luis de um outro ângulo, face sul.

_DSF8919

Pôr do sol nas montanhas de Castelo, garantia de um belo espetáculo.

2015.04.13_Sao_Luis_fendas

Fissura Atômica – 5o – 20m – Essa é a linha mais estética dentre as duas. Começa na parte alto que se acessa subindo um trepa pedra. A fissura frontal é de mão (Camalot #.75-#2) e vai até o platô, dali para cima entra em oposição invertida que vira um diedrinho até chegar num lance (crux) onde é preciso sair de uma fenda para buscar a outra. Depois é só seguir pela oposição invertida até a parada dupla (chapa com 1 argola). Requer: Camalot 2x #.5 – #2 e um Camalot #3. Beta: reserve um #1 para o crux.

Diedro Atômico – 5o – 20m – Essa fenda segue pelo diedro óbvio até se juntar com a Fissura Atômica no platô e segue até a parada. No trecho do diedro cabem Camalot #0.75 – #5 (importante).

Ponto de atenção: Nas duas vias, o crux é comum. Nesse lance é preciso saber proteger bem o lance, pois em caso de queda, o guia poderá bater no bico do platô que fica logo abaixo.

No dia seguinte, a alvorada foi às 5h da manhã. Como sempre, o pessoal da casa deixou uma café da manhã prontinho para nós na noite anterior. Que luxo! Tomamos um café da manhã sonolento e partimos rumo à pedra, ainda no escuro.

Às 6h em ponto, começamos a escalada, dessa vez levando restritamente o necessário! Para ganhar tempo, tocamos a 1a e a 2a enfiada à francesa.  O nosso objetivo era escalar a 6a e a 7a enfiada ainda na sombra. Como essas duas enfiadas são bem durinhas, o ideal é manda-las na sombra e com vento gelado da manhã (fica a dica).

_DSF8947-2

5h 42 min – Quase no final da aproximação!

_DSF8959

7h 10min. – 4a enfiada! Don’t stop!

DCIM100GOPRO

7h 30 min – Na 5a enfiada, após 1h e 30 de escalada. A única enfiada totalmente em móvel da via. Foto: Caio Afeto.

Seguimos num bom ritmo até a P5. Conseguimos escalar a 6a enfiada ainda na sombra e parte da 7a já com um pouco de sol, mas nada demais. E por volta das 9h chegamos na P7, finalizando o trecho mais duro de toda a via. E agora, dali para cima seria só alegria.

De quebra, o Afeto ainda arrumou tempo para isolar todos os lances do trecho em A1 da nona enfiada com corda de cima. E as 11h e 11min, finalmente batemos na P12 após 5h e 11 minutos de escalada.

DCIM100GOPRO

Na 6a enfiada. Primeira enfiada crux de 7o da via. E o sol quase chegando na pedra!

_DSF8986

9h 10min. – Finalizando a 2a enfiada de 7o e chegando na P7.

_DSF9011

10h 20min – Afeto chegando na P9 após isolar todos os movimentos do A1.

_DSF9013

10h 40min. – Deixa para mim a enfiada do salpicado! 11a enfiada!

DCIM100GOPRO

11h 11 min! Cume! Após 5h e 11min, uma sombra para descansar!

_DSF9019

Livro de cume! Após quase 1 ano, de volta ao mesmo lugar, mas dessa vez mais “fast and light”!

Fizemos uma pequena pausa para o lanche e ficamos esperando uma carona que não apareceu. Então o jeito foi botar as canelas pra correr e encarar os 4km de caminhada para descer os quase 800m de desnível até a base da via. No caminho de volta ainda sobrou tempo para planejar a próxima volta à via, dessa vez para liberar de vez o trecho em A1.

_DSF9027

Carona, alguém viu a carona? Caminhada de 4km para descer quase 800m de desnível!

Ah, nem preciso dizer que, ao chegarmos na casa dos Lakinis, fomos recebidos com um belo almoço de domingo e ainda arrumamos um tempo para tirar uma cesta.

Foi um final de semana repleto de recordações e boas energias. Nossos sinceros agradecimentos, mais uma vez, à família Lakini que sempre nos recebe com muita alegria e simpatia como se fôssemos da família. Com certeza, parte da graça de escalar essa via está em poder conviver um pouco com essa família e dar algumas gargalhadas! Agradecimento também ao Afeto que finalizou esse ciclo em grande estilo e que agora está indo em busca de novos projetos! Acho que foi um fechamento em grande estilo! Valeu, Fly Monkey!