Face norte do Complexo Lage das Pedras.
Sábado, feriado de Páscoa, dia de? Conquista, é claro!
Após uma série de o que fazer, onde ir, como fazer, eu e o Afeto decidimos voltar à Lage das Pedras para tentar abrir uma nova via num outro cume sem via (o complexo Lage das Pedras é formada por quatro cumes).
Após uma caminhada fritante pelo pasto chegamos na face norte da pedra e logo de cara nos deparamos com um grande diedro na aresta da direita da pedra que pretendíamos escalar. O que era para ser motivo de alegria se tornou uma grande decepção, uma vez que descobrimos que ali passava a via Caminho do Vento, aberto pelos escaladores Márcio Castillo, Flávio Leone e Luiz Paulo Pimentel em idos de 2002. Logo, o cume que era para ser virgem, não era mais virgem. E para piorar a nossa situação, nós não tínhamos levado os móveis. Assim ficamos sem a possibilidade de tentar, pelo menos, repetir a via dos caras.
Pensar com o sol a pino e decepcionado é complicado. Ficamos ali, desolados pensando no que fazer e de repente surgiu a ideia de abrir uma via no 4a e último cume virgem! E lá fomos nós, em busca do prêmio de consolação.
Mais uma caminhadinha tranquila e lá estávamos nós na base do 4a cume, felizes por achar uma linha bonita numa aresta.
Afeto iniciando a conquista da via “Sem Querer Querendo”.
Os trabalhos iniciaram com o Afeto conquistando a 1a enfiada de aproximadamente 50m. Segundo ele, bem tranquila! Mas eu sei o tranquilo dele… Passar veneno na saída não é tranquilo… Vide foto ^.
Autor no início da 2a enfiada. Foto: Caio Afeto.
Já a segunda enfiada, coube a mim dar aquela passeada pela pedra. Conquista tranquila e gostosa, sem veneno nem apuros. Só cumprindo o protocolo para chegar no cume.
E assim em 1h 30min de conquista, fechamos a conquista do último cume virgem do complexo.
Assinando o livro de cume com o mar ao fundo. Assim fica fácil achar inspiração!
Recompondo as energias para a descida!
Foto clássica com a caixinha do livro de cume. Power by Padaria Colombo!
E a saga da Páscoa continua no post seguinte!
Caminhando sob o sol escaldante. Foto: Caio Afeto.
Croqui
1a enfiada – Escalada tranquila de agarrência de aproximadamente 50m. 6 proteções, mais a parada.
2a enfiada – Nesse trecho a pedra perde inclinação e a escalada fica mais tranquila. 3 proteções mais a parada.
Descida – Infelizmente as paradas não estão com argolas. Para as futuras repetições é obrigatório levar duas fitas de abandono.
Segue abaixo o croqui com as vias tradicionais do Lage das Pedras.
Complexo Lage das Pedras
01- Jardim Labirinto
02- Lídio Alvarenga
03- Sem Querer Querendo
ATENÇÃO!
Ao entrar nas terras do Sr Lídio, é mandatório pedir passagem tanto com o proprietário quanto com o caseiro, Marcelo, que mora numa casa antes da casa do Sr. Lídio.