11o Encontro Capixaba de Escalada

Se 2017 passou em branco, em 2018 o tradicional Encontro Capixaba de Escalada estará de volta com a corda toda! Este ano, a 11a edição do evento acontecerá na região de Estrela do Norte, município de Castelo, região sul do Estado.

A região de Estrela do Norte é mundialmente conhecida entre os praticantes de B.A.S.E. Jump por ter um dos melhores exits na Pedra do Cabrito. No entanto, antes dos jumpers, na década de 70, o escalador carioca Jeam Pierre e sua turma já descobriram a potencialidade da região e lá conquistaram a Chaminé do Totem na Pedra do Fio, uma imponente via que transcorre pelo lado esquerdo do grande totem, totalizando quase 700m de via. Via esta que nunca foi repetida até os dias de hoje.

Cartaz do evento.

E é exatamente neste cenário que será realizado no início de dezembro a 11a edição do Encontro Capixaba de Escalada que este ano concorreu junto a UIAA ao prêmio Rock Climbing Festival América Latina.

Além disso, este evento terá como atrações:

Palestra com o escalador Edemilson Padilha sobre a conquista da 2a via na Pedra do Fio, a via Navalha na Carne.

Palestra com o escalador Capixaba, Oswaldo Baldin, sobre o livro Escalada Capixaba, lançado em meados deste ano.

Presença da escaladora e atual presidente da CBME, Kika Bradford coordenando a mesa-redonda sobre trocas de conhecimento e o falando sobre o projeto “Parque para todos”.

Panorâmica do vale de Estrela do Norte.

Local do evento

O local sede do evento será no “Alojamento Bela Vista” que está localizado aos pés da Pedra do Fio. Este local já é consagrado pela comunidade de Base Jumpers e agora será invadido pela “tribo” da escalada.

Filtrar por

O local é um empreendimento familiar de turismo rural que conta com uma área de camping, banheiro e alojamento com beliches. Tudo aos pés da pedra mais famosa da região.

Local do evento.

Escaladas

A região de Estrela do Norte compreende um grande vale de granito que lembra um pouco o famoso vale de Yosemite na Califórnia, nos Estados Unidos. As muralhas de granito negro que “nascem” do fundo do vale em direção ao céu, tranquilamente alcançam 400m de extensão. E exatamente nestas paredes que estão as vias de escaladas conquistadas desde a década de setenta. Atualmente, a região conta com 13 vias, todas tradicionais, sendo a via “Bicuda Bitela” com 917m a maior delas.

Para quem busca uma escalada mais descompromissada, as vias “Planeta Vermelho” e “De galho em galho” são uma boa pedida. Acesso fácil, escalada tranquila e uma vista de perder o fólego são os principais ingredientes destas vias. Já para quem busca escalada tradicional com proteção móvel, a via “Rumo à Nascente” é uma excelente pedida.

Para ver o guia de escalada oficial do evento, clique aqui >>Guia Castelo Encontro 2018

DuNada na via “Planeta Vermelho”.

Aos que desejam uma aventura mais light, a caminhada ao cume da Pedra do Cabrito é uma excelente opção de caminhada. Com um pouco de sorte, do seu cume é possível avistar o mar no horizonte e de quebrar presenciar algum salto de base.

Se as suas mãos já estão suando só em ler este texto, não deixe de acessar o site oficial do evento para fazer a sua inscrição, garantir a sua vaga e de quebra adquirir a camiseta oficial do evento.

Camiseta do evento.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu