Despedida de Solteiro, investida final

Para compreender esta trilogia, recomendo que leiam este post primeiro e depois este!

Ao final do segundo post, publicado em agosto de 2017, escrevi:

Por hora, acho que essa conquista vai dar uma pausa, pois para os próximos finais de semana, as nossas agendas não irão se conciliar, mas com certeza voltaremos lá o mais breve possível.

Pois é, o “breve” acabou levando três anos… A vida deu voltas, a vida dá voltas e nem tudo que planejamos dá certo. Talvez, ali esteja a graça da vida, a incerteza do futuro. Por isso que nós gostamos de subir uma montanha onde nenhuma pessoa passou antes, porque não sabemos o que iremos encontrar pela frente.

Enfim, três anos depois, o Eric virou pai do Davi, o Cosme virou pai também e foi morar fora do Estado. E eu fiz quarenta anos! Mas a pendência estava “riscada” naquele escudo de granito da face norte da Pedra Paulista em Itaguaçu. Odeio deixar projetos, vias e conquistas pela metade. Arianos odeiam fazer isso! Mas o medo de voltar lá para encarar todo aquele sofrimento, de encarar o trecho final, de levar peso para cima também serviram de desculpa para postergar mais um pouco, o retorno inevitável.

Não preciso nem dizer que 2020 está sendo um ano louco para todo mundo. Com essa crise, a desculpa perfeita estava na ponta da língua: pandemia, temporada acabando, fora de forma… mas o Eric lançou a “semente do mal” e aos poucos a procrastinação foi ficando de lado e o projeto ganhando forma.

Antes de mais nada, conversamos com o Cosme que participou nas investidas anteriores. Explicamos a situação e ele prontamente deu a maior força para seguirmos com o projeto sem a participação dele. Depois, avaliamos a ideia de seguir a conquista em dupla, mas achamos melhor procurar mais uma pessoa que pudesse nos ajudar a dividir as responsabilidades. E assim surgiu o nome André Tesourinho!

Aqui no Espírito Santo, temos algumas figuras que são quase “folclóricas” e o Tesourinho é, sem dúvida, uma dessas pessoas. Sempre bem disposto e com um humor afiado, é garantia de que você irá dar boas gargalhadas ao lado dele!

Fechamos a “equipe” e a partir dali começamos a monitorar o clima para achar uma janela boa de dois dias que coincidisse com um final semana.

Dia 1

Na sábado, dia 15 de Agosto, aniversário do Tesourinho, repetimos a peregrinação das vezes anteriores, saindo de Vitória às 5h, passando em Santa Teresa para pegar o aniversariante e rumando até a base da pedra. Dessa vez, não tivemos a mesma sorte da investida anterior e conseguimos levar o carro até o fim de uma estrada abandonada. Em três anos, muitas coisas aconteceram no sítio que fica na base e a estrada que nos levou aos pés da via estava abandonada e intransponível.

Separamos os equipamentos, tomamos um café da manhã reforçado e iniciamos a aproximação, levando uma leiteira de 35L para ser içado, o Toninho; um haulbag de 35L e mais uma mochila de 30L. Levamos basicamente, todo material de escalada, incluindo, um jogo de Camalot, costuras, uma corda dinâmica, uma estática, uma tag line e material de conquista (subimos com 50 chapeletas e 10 paradas). Além disso, 18L de água, material para bivaque e comida, muita comida.

Separando a carga. Foto: Tesourinho.
Aproximação pela drenagem, ao fundo a via Despedida de Solteiro.

Às 9h iniciamos a escalada. Objetivo do dia era subir até a P6, onde seria o nosso bivaque, levando todo material e tocar até a P8 para fixar as duas cordas (no final da postagem tem o croqui completo da via). Mesmo conhecendo a via e suas particularidades, repetir essas enfiadas iniciais não foi fácil, pois já na saída a via exige certo esforço físico e mental. Eu acho que um dos elemento fundamentais para escalar essa via é criar uma “barreira mental” contra qualquer tipo de pensamento negativo o quanto antes. Principalmente por causa das agarras em cristais que são sempre bem duvidosas. É um “escalada tocada” onde você precisa escalar rápido, não só para ganhar tempo, mas também para sair logo das situações de exposição. Sem contar que as enfiadas são longas e torturam os pés com força.

Abrindo os trabalhos. Foto: Tesourinho.
Eric e Tesourinho limpando a 2a enfiada.

Por volta do meio-dia chegamos no platô da P4, onde na investida anterior montamos o bivaque. A essa altura, o Sol estava muito forte, mesmo sendo inverno e com vento. Nos abrigamos brevemente numa pequena sombra e ali fizemos uma longa pausa para recompor as energias.

À tarde, enquanto tirava um cochilo, o Eric repetiu a quinta enfiada em chaminé. Depois, peguei a 6a enfiada, também em chaminé, que na minha opinião é uma das mais desgastantes depois da 3a enfiada.

Eric no início da chaminé da 5a enfiada.
Pior do que fritar ao Sol é fritar ao Sol guiando uma chaminé!
Escalando a chaminé claustrofóbica da 6a enfiada. Foto: Tesourinho.

Às 16h todos nós estávamos na P6, local onde seria o nosso bivaque. Apelidamos o platô de “Platô das Pererecas” pela presença desses minúsculos anfíbios. É claro que isso nos rendeu boas piadas, trocadilhos a noite inteira e serviu para espantar um pouco o cansaço.

Mesmo cansado, ainda tínhamos uma missão pela frente naquele dia, tocar mais duas enfiadas para deixá-las equipadas para o dia seguinte, garantindo um adianto importante para o ataque final.

Àquela altura eu já estava um trapo. Lembro que fiquei pensando nas longas resistências que fazíamos no Calogi, entrando em 6 a 8 vias por dia para ganhar condicionamento e pensando que todo aquele esforço era para, um dia, encarar uma situação como essa. E assim busquei forças em Calogi para terminar o trabalho do dia.

Voltamos à P6 por volta das 18h, cantamos um parabéns para o Tesourinho, jantamos, contamos mais umas piadas de perereca e às 20h todos nós já estávamos num canto. O Tesourinho arrumou um canto no “oásis das pererecas” e Eric e eu montamos uma rede no diedro (uma rede para cada um!). Mesmo cansado, dormir naquele vazio, não foi muito fácil. Dormir de cadeirinha, pendurado num vão de 250m não é nada relaxante.

O aniversariante pensando: o que estou fazendo aqui…
Entardecer na montanha.

Por volta da meia-noite ou algo assim, acordei com pingos de chuva na minha cara! Logo, todos nós nos acordamos e começamos o corre-corre para pegar o saco de bivaque. Essa chuva não estava no script e nos pegou de surpresa. Se já estava ruim dormir de cadeirinha na rede, com chuva ainda, tudo ficou pior. Sem contar o fator pscicológico que vai nos minando com pensamentos negativos. Mas de todas as coisas, o que mais me preocupava era de que a chuva apertasse e começasse a descer água e entulho sob a nossa cabeça, pois o bivaque estava montando numa calha natural d’água.

Dicas sobre o bivaque na P6: Uma das estratégias para repetir a via seria fazer a escalada em dois dias com um bivaque na P6. Eu acho que é possível escalar a via em um dia, mas a dupla precisa estar bem alinhada e familiarizada com escalada em “agarrência” e chaminé. Caso contrário, em dois dias seria uma escalada bem tranquila. A P6 suporta até 3 pessoas: uma no chão e 2 nas redes. Há um bolt para uma das redes (outra é a parada), mas o segundo não está disponível, pois foi utilizado um bolt removível (Petzl Pulse 8mm). O platô é bem confortável e seguro, mas é preciso permanecer ancorado.

Dia 2

Por sorte, a chuva ficou só na garoa e o dia amanheceu apenas nublado, mas já sabíamos que aquelas nuvens iriam se dissipar rapidamente e que o dia seria muito quente.

Às 6h já estávamos em pé preparando um café da manhã reforçado e às 8h todos nós já tínhamos subido pelas cordas fixas até a P8 para dar continuidade à conquista.

A foto ficou horrível, mas serve para ilustrar o bivaque da P6.
Café da manhã!

A visão daquele ponto em diante, onde abandonamos a conquista em 2017, assolou o meu pensamento por três anos. O meu imaginário entrava em turbilhão sobre como vencer aquele trecho final que parecia um salpicado de cristais suspeitos numa parede que progressivamente ia ganhando inclinação. E o pior de tudo que, vencido esse trecho mais inclinado, parecia que para cima vinha mais coisa difícil por pelo menos uns 100m.

A escalada do dia anterior me fortaleceu de tal forma que nos próximos 100m consegui escalar em “estado de flow”, sem medo, sem me sentir cansado, apenas focado em subir rápido e de forma eficiente. Certamente o que vivenciei naqueles 100m daria para escrever um post completo só falando disso!

Tesourinho e Eric limpando a 10 enfiada.

Após duas enfiadas bem constantes, finalmente chegamos em “águas mais calmas”, onde a pedra perdeu bastante inclinação e finalmente conseguimos ver algumas bromélias, indicando que o cume estava perto. Pela primeira vez conseguimos respirar um pouco mais aliviados e sentir que iríamos conseguir concluir a conquista.

Chegamos na P10 um pouco antes do meio-dia, muito antes do planejado. E a partir dali, a escalada fluiu com velocidade até a P12, onde finalmente achamos um platô descente, já em meio as bromélias.

Para fechar a conquista com chave de ouro, entregamos a ponta de corda para o aniversariante do final de semana para fazer as honras da casa e conquistar a última enfiada da via. Duas chapas depois e um esticão final ouvimos o Tesourinho dizendo que tinha finalizado a escalada!

Poucas vezes na vida senti tanta emoção em chegar num cume. Em geral, me considero um pouco insensível a esse tipo de prêmio, pois gosto muito mais do processo do que o fim. Mas dessa vez foi diferente!

O cume, naturalmente não era virgem, tem como subir caminhando pela aresta nordeste. E eu já estive em 2014 quando repeti a via “Nada é o que parece ser” com DuNada e Graveto. Inclusive, a ideia desta via nasceu nessa escalada, ou melhor, a durante a descida quando no lusco-fusco do final do dia vi a sombra de um grande totem.

Cume!!!!
Assinando o “livro de via”.

Um pouco antes das 14h todos nós estávamos fritando no cume da Pedra Paulista. Comemos alguma coisa, bebemos muita água, escrevemos no livro de cume e começamos a pensar na longa jornada de volta. Tínhamos 13 rapéis levando para baixo uma quantidade razoável de material.

Iniciando a longa descida.

Às 18h com o último raio de luz conseguimos achar o carro. No dia anterior, demos muito mole em deixar o carro num lugar totalmente sem referência e quase que ficamos varando mato a procura do carro. Só conseguimos achar o carro porque chegamos com luz, mais 15 minutos e estaríamos até agora procurando o carro.

Levar o Toninho para cima foi fácil! Difícil é desce-lo!

Por fim, mas não menos importante, faz-se necessário agradecer ao Eric por ter participado de todas as empreitadas e ter botado pilha para voltar esse ano; ao Cosme que participou ativamente da 1a e 2a investida; e ao novo parceiro do Toninho, Tesourinho que ajudou com toda logística na última empreitada fazendo o trabalho bruto.

Caminhada final em direção ao carro.

Agora é descansar um pouco, recuperar do trauma e já ir pensando na primeira ascensão em livre. Enquanto espero os dedos cicatrizarem já estou pensando na melhor estratégia para escalar as 13 enfiadas em livre… Eta vício!

Para ler mais sobre a via, clique aqui.

Em breve (talvez daqui 3 anos) teremos um filme sobre a escalada.

Editado em 25/08/2020: Eis o vídeo!