Noite das mulheres

Aconteceu na noite de ontem, dia 05/03, mais um evento no muro da ACE intitulado “Noite das Mulheres” em homenagem às escaladoras do Estado.

O evento foi organizado pelas sócias da Associação e foi um grande sucesso de público, não só feminino, mas também masculino que lotou o galpão para fazer uma incrível sessão de boulder.

Sou “galo velho” da escalada. Na época que comecei a escalar, praticamente não havia escaladoras. Quando aparecia alguma menina, em geral, era namorada de algum escalador que ia para fazer companhia e escalava um pouco.

Em 1998, quando viajei para o Paraná, vi pela primeira vez uma dupla feminina escalando junta. Aquilo foi tão diferente para mim que me marcou muito e, lembro que achei aquilo o máximo.

Com o passar dos anos, fui vendo o crescimento do esporte, assim como o aumento significativo da parcela feminina nas montanhas. Hoje em dia, aquela cena que eu vi em 1998 é tão corriqueira quanto natural que já nem me impressiono mais.

Aqui no Espírito Santo, quando cheguei em 2007, as meninas ainda eram a minoria, mas nos últimos anos, seguindo a tendência mundial, vejo cada vez mais mulheres nas montanhas. E essa invasão não está restrita aos muros e falésias. Por aqui, já é bem comum ver cordadas femininas nas tradicionais, o que é muito legal.

O evento da noite passado consolidou o que já estava muito claro: as mulheres estão motivadas, unidas e mostrando que vieram para ficar!

Parabéns Riva e Ya pela organização!

Foto oficial.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.