Plano de Manejo – Test drive

Antes de mais nada, recomendo que dêem uma lida nesse post no blog da Barca Furada para entenderem essa postagem!

Pois bem, ontem foi o dia de “abrir a porteira”, de fazer o test dirve da nova via. E o que eu tenho a ver com tudo isso se eu não ajudei na conquista? Bom, eles foram os engenheiros da via e eu fui convidado para ser o piloto de teste da via… Que medo…

Penedo, DuNada, Porko e Chuck! Seria mais bonito se o sol fosse menos ardido… A nova via fica bem à direita.

O Penedo tem uma característica bem peculiar, o acesso. Para acessar a base das vias é preciso atravessar a Baia de Vitória (que não é uma baia, mas sim um canal) seja a nado (não recomendo), de bote, lancha, iate, navio, enfim, de alguma forma. Nós atravessamos num minúsculo barco a remo até a base da via.

Depois de uma transição tensa do barquinho para a pedra, via corda fixa podre, começamos a escalada propriamente dita.  

Travessia do canal para chegar na base da via. Sim, o Chuck está com o braço engessado! Ele conseguiu fazer a façanha andando de slack… Mas mesmo assim ele fez a via em livre! Só não vão atrás achando que a via é fácil…

Conforme o croqui, a via tem 4 enfiadas (e não cordadas). Como um bom piloto de teste, comecei guiando a 1a enfiada. Alias é onde fica o crux da via, mas esse lance está bem protegido e o lance também não é lá muito tenso, só um pouco de equilíbrio e tudo resolvido.

A segunda enfiada ficou por conta do DuNada. Essa enfiada é um runout de parada para parada sem proteção intermediária. A enfiada é bem tranquila, mas achamos melhor intermediar o lance porque tem cada louco nesse mundo…

Dunada no começo da 2a enfiada da via.

A terceira enfiada não é o crux na via, mas é a enfiada mais bonita de todas. Os meninos sempre falavam da tal enfiada. Enfiada vertical com uma fenda de uns 20 no final para protege-la em móvel, totalizando aproximadamente 50m de escalada. Show de bola! Nessa enfiada o Porko foi com sede ao pote e entrou guiando, mas depois de vacar num lance resolveu descer. Ofereceu a ponta para o DuNada, mas ele não quis (por que será?) e acabou sobrando para o piloto de teste. Ai eu pensei: ah, não deve ser tão ruim, estou vendo que está bem protegido e eles falaram que era bem tranquilo. Catei as coisas e subi rapidinho até porque o sol já estava no nosso encalço. A primeira parte foi bem tranquila. Lance bem protegido e com  boa movimentação (equipada pelo DuNada). Assim que fiz a viradinha veio o segundo lance da via por uma fenda, “equipado” pelo Porko. É claro que a fenda não era bem uma fenda, mas sim uma laca podre e o Porko não bateu nenhuma proteção, só a parada na casa do caralho. Escalei mais um pouco até a base da fenda laca e consegui colocar 2 peças boas. Ai pensei, bom mais para cima deve ter outro lugar, afinal de conta, eles desceram previamente pela linha  e já sabiam até a ordem das peças. Fui subindo, subindo e nada de lugar bom. Quando cheguei no final da laca conclui que não tinha lugar decente para colocar porcaria alguma. Larguei as últimas peças numa laca podre só para o pscicológico e aliviar o peso e toquei para cima pelos cristais até a parada. Cheguei na parada com o coração na boca . Se eu caísse… se quebrasse uma agarra… certamente ia fazer companhia com o PA. Maldita enfiada tranquila…

Concluímos que o final ficou exposto demais, talvez um E3. Assim, ficou decidido que também será intermediado com um ou 2 grampos.

A quarta enfiada ficou por conta do DuNada. A essa altura o sol estava nos castigando e a única coisa que queríamos era sair daquele forno o quanto antes. A enfiada é um outro runout com um grampo velho em 50m. Provavelmente será intermediado  com alguns grampos para ninguém se matar no final.

Bom, tirando a falta de grampos em alguns pontos a via ficou muito legal. Mais uma excelente opção de escalada urbana em Vitória. Com certeza será bastante frequentado pela galera! Parabéns!

Panorâmica (180o) do canal de Vitória com a cidade de Vitória ao fundo. É bonito, mas vocês não têm noção do calor…

Traçado da via.

Atualizado em 19/07/2013: O lance exposto da 3a e 4a enfiada foi eliminado com o colocação de grampos intermediários.

Este post tem 9 comentários

  1. LINDA FOTO a do canal…UAUUUUUUUUU!!!

  2. HEHEHEHE…ta vendo…depois eu é que sou roubada…rsrsrsrs

  3. Tem rapel de cabo de aço para descer?

  4. Fala ae Mestre Kava!
    Sim, tem um cabo de aço de uns 100m abandonado. Diz a lenda que tinha uma torre lá arriba e era desse pessoal.

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Me lembrei do premiado “Uruca”… Não pude deixar de rir !!!
    Parabéns aí pra galera radical !!! :o)
    Abração.
    Ivanor

  6. kkkkk
    …Ofereceu a ponta para o DuNada, mas ele não quis (por que será?)…

    Putz. Caso nosso piloto de teste num fosse… Eu ia guiar até o fim da parte grampeada, daí pra frente era com Porko. Duarante a conquista eu num tava vendo colocações perfeitas naquela fenda e o Porko estava, então deixei o “abacaxi” pra ele e deixei claro que no dia da repetição aquela parte era dele! (caguei mesmo)rs

    Aí nosso herói japonês tocou pra cima e eu fui de segundo, retirando as peças. A primeira colocação estava perfeita e relativamente próxima do último grampo. As demais colocações… sem comentários. Cheguei na parada e lá estava o Naoki, assustado e com os olhos esbugalhados. Nem parecia um legítimo japonês!rs

    Pow Naoki, desculpa a roubada aê!rs

    Em breve os ajustes citados no post serão feitos e as “porteiras serão abertas”!

    Vlw

  7. “…Conforme o croqui, a via tem 4 enfiadas (e não cordadas)…”

    O croqui num fala em cordadas e nem no post tem nada falando assim, uai!rs

    Procurei o possível erro e num achei! Ou num entendi nada…rs

  8. Não, não vai achar porque não tem mesmo… HE he he he

  9. Herói não, Kamikaze! Ta loko! Vo me cuidar mais com as más CIA´s.

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