O Penedo é acesso pelo lado de Vitória utilizando um serviço de barqueiro que existe para travessia do Canal de Vitória. Há diversas pessoas que fazem essa travessia, sendo o Sr. Agnaldo que mora aos pés da montanha, o mais famoso de todos. Para contacta-lo liguei para 27 99999-2850.
Atualmente, o Morro do Penedo possui cinco vias tradicionais, sendo a via “Plano de Manejo” a mais frequentada de todas devido as suas particularidades tais como beleza cênica, facilidade de acesso e estética da linha.
10/12/2010
Fábio Fabre, Jakson Antoniolli, Roney Celin
1 corda 60m; 13 costuras.
Começo – A entrada na via é bem atípica, pois é necessário realizar um desembarque e subir até as barras de ferro para estabelecer uma parada. As condições de desembarque variam de acordo com as condições da maré. O ideal é escalar na maré alta. Nesse caso é possível escalar esse trecho em livre, caso contrário é preciso usar uma corda fixa abandonada.
1a enfiada – Logo no início da escalada está o crux da via, depois a enfiada segue em travessia à direita dominando alguns platôs. Parada em grampo num platô bem confortável. 35m.
2a enfiada – Enfiada curta de 30m em linha reta buscando uma árvore. Parada natural nessa mesma árvore. 30m
3a enfiada – Enfiada longa, 50m, e bem protegida, 13 proteções. Escalada vertical na primeira parte e parada em grampos. O livro de cume está nessa parada.
4a enfiada – Começa num lance de IV e depois segue em direção ao cume. Parada em barra de ferro. 50m.
Descida – Descida caminhando pelo outro lado em direção à casa do Sr. Agnaldo. Antigamente havia um cabo de aço, mas o mesmo foi retirado e substituído por paradas duplas para rapel (útil em caso de chuva).
Copyright © 2007-2024. naokiarima.com.br. Todos os direitos reservados.