Pancas

Alt. 517m

Atualizado em: 23/05/2023

Tradicional

Talvez essa seja uma das melhores escaladas de Pancas pela variedade de estilo e estética. A escalada é dividida em duas partes: uma inicial que transcorre por um estreito totem onde é protegido majoritariamente com proteção móvel; e uma segunda parte em proteção fixa até o cume da montanha.

Face sudeste com sombra à tarde no inverno.

Neste região, o vento leste traz muita umidade (chuva), principalmente pela manhã, considerar este fator, até mesmo no inverno.

Nesta face há duas vias e uma variante. A Pote de Ouro que vai até o cume do totem e a Santo Graal que faz cume. A variante Kingline é uma combinação das duas vias, passando pelas melhores enfiadas de cada via até o cume.

Saindo de Vitória tome a BR-101 em direção ao Norte do Estado até João Neiva. Logo após João Neiva tome à esquerda na rotatória em direção a Colatina. Em Colatina cruze o Rio Doce e tome a saída para São Domingo do Norte até o trevo de acesso a Pancas. Siga em direção a Pancas e antes de chegar na cidade, após o posto de gasolina, vire à direita para o distrito de Laginha. Atravesse o distrito e siga sempre pela principal até a Igreja Luterana (à esquerda). Vire à direita e siga as indicações para o Sítio Kalk. Continue pela estrada e vire à esquerda próxima bifurcação e a direita na seguinte. A essa altura a pedra estará à frente. Solicite passagem na casa anterior a pedra e siga até a base do cafezal marcado no mapa.

A caminhada segue reto em direção à pedra pela esquerda do totem. A trilha poderá estar fechada, levar facão. Ao chegar na pedra, siga à direita costeando a pedra e ganhando elevação.

Mapa
5/5

Pote de Ouro

4o, IVSUP, E2, D1, 135m

A via Pote de Ouro foi a 1a via conquistada nesta montanha e termina no cume do totem. É uma escalada tranquila com uso constante de material móvel e pode ser escalado em poucas horas.

Data da conquista

04/07/2022

Conquistarores

Iury e Naoki

Equipos

1x corda de 60m; 2x Camalot #.3-#4; 1x Camalot #5; fitas longas; luva; e facão.

Croqui

1a enfiada – A via começa em agarras ao lado de uma sequência de tufo de mato. A primeira proteção não é visível da base. Após a chapa, a enfiada segue pelas lacas até a laca ficar cega. Nesse momento, a escalada segue pela esquerda, em agarra, onde há duas chapas. Depois a escalada segue novamente pela laca até a P1. 60m.

2a enfiada – A enfiada sai à esquerda até o grande diedro. Após vencer a vegetação do diedro, chega-se a um platô. Nesse momento a enfiada sai pela aresta buscando uma fenda no dorso do totem. A parada está um pouco abaixo da árvore.

3a enfiada – A escalada segue pela fenda e assim que chegar na fenda de mão, segue por ela até acabar. Volta novamente à fenda da esquerda em chaminé até chegar à parada que está ao lado da árvore.

4a enfiada – Enfiada curta. Segue pela fenda. Cuidado com as pedras soltas. Depois segue para esquerda pela fenda horizontal e segue até o topo do totem.

Descida – Descida com uma corda de 60m de parada em parada.

5/5

Santo Graal

5o, VII, D2/E3, D2, 255m

Data da conquista

31/07/2022

Conquistarores

Iury e Naoki

Equipos

1x corda de 70m ou 2x 60m; 2x Camalot #.3-#4; 1x Camalot #5; 15 costuras; fitas longas; luva; e facão.

Croqui

1a enfiada – A via começa à esquerda da Pote de Ouro. Não confundir a saída. Após a 1a proteção a escalada segue em direção à parada de rapel para logo em seguida proteger em móvel (peças médias). Depois segue em diagonal até a árvore mais óbvia onde está a parada natural.

2a enfiada – Uma horizontal à direita leva à base de uma fissura de dedo. Suba pela fissura até o platô e monte uma parada móvel com peças médias.

3a enfiada – A escalada segue pelo diedro óbvio que mais acima vira uma chaminé. Na base de uma laca solta há uma chapa que marca a parada mista.

4a enfiada – Começa com uma virada para ganhar do dorso do totem e pegar a fissura de dedo que segue paralela a fenda de mão da Pote de Ouro. Quando a fissura acabar, a enfiada sai à direita para voltar ao diedro. Mais acima, outra virada leva de volta a parada P3 da Pote de Ouro.

5a enfiada – Enfiada compartilhada com a Pote de Ouro até o cume do totem.

6a enfiada – Começa em móvel pela oposição e depois segue em agarras até a parada que está ao lado de uma grande laca. 8 costuras. Requer apenas um jogo. Deixar os móveis na P6.

7a enfiada – Enfiada crux com 9 proteções fixas. Cuidado para não sair à esquerda depois do platô. A chapa puxa para esquerda, mas a via é pela direita. Colocar fita longa nessa proteção. Parada em platô.

8a enfiada – Tem uma saída mais delicada, mas logo depois a escalada fica mais fácil. Pular a 1a parada dupla que serve para o rapel e ir até o cume em direção à uma árvore bem evidente.

Croqui

Essa é uma combinação entre as duas vias, passando pelas melhores fendas do totem. Lembrando que melhor não significa mais fácil.

A escalada começa pela Santo Graal até a P1 e depois continua pela fissura de dedo da segunda enfiada até o platô. P2 em móvel da Santo Graal. Neste ponto, há uma virada de aresta que leva ao dorso do totem para buscar a fissura frontal que mais acima se junta com a fissura da Pote de Ouro até a P2, totalizando 45m de escalada.

A terceira enfiada sai pela direita buscando uma chapeleta para conectar com a fissura de dedo da Santo Graal. Assim que a fissura acabar, escala-se a fenda de mão da esquerda e em seguida a chaminé até a P3.

A partir desta enfiada, a escalada segue pela Santo Graal até o cume.

A via pode ser escalada com uma corda de 70m. Material sugerido: 9 costuras; dois jogos de Camalot até o #3; um #4, alguns microfriends; e um jogo de nut.